Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2012

Portal vai facilitar acessos de profissionais de saúde às publicações científicas

Cerca de 1,8 milhões de profissionais de saúde terão um site com conteúdos científicos específico para a área. O portal “Saúde Baseada em Evidências” é uma iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação, junto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculado ao MEC, que possibilita o acesso às melhores publicações científicas, com informações atualizadas a fim de subsidiar a tomada de decisão no diagnóstico, no tratamento e na gestão. O objetivo é promover a integração de experiências.
Durante o lançamento do portal, nesta terça-feira (29), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, falou como o projeto pode ajudar na qualificação do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). ”O interesse do Ministério da Saúde é apostar nos profissionais e gestores que já atuam hoje para que eles tenham as informações mais atualizadas e possam tomar as melhores decisões sobre os seus pacientes”, destaca Padilha.


Para ter acesso ao site os profissionais de saúde precisam estar vinculados ao Conselho Profissional de uma das seguintes áreas: biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social. Pelo portal os profissionais também vão poder utilizar ferramentas como calculadoras médicas e de análise estatística.
O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, ilustrou que o Brasil é, hoje, o terceiro maior mercado de computadores do mundo, o que retrata o acelerado processo de informatização do país. Para ele, é necessário investir cada vez mais no avanço da educação digital e utilizar os recursos das novas tecnologias para a educação e saúde. “O Portal ‘Saúde Baseada em Evidências’ contribui para a qualidade de atendimento na atenção básica e oferece o que há de melhor na medicina e na ciência, democratizando a informação aos profissionais da saúde”, afirmou.

Fonte:Blog da Saúde, com informações da Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário