Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2012

Secretário instala quatro Comitês de Prevenção

Nesta sexta passada dia 25 o Secretário estadual de saúde Antônio Carlos Figueira esteve na VI GERES.
Quatro Gerências Regionais de Saúde, com suas sedes nos municípios de Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada – que totalizam 56 municípios do agreste e sertão pernambucano – instalaram nessa sexta-feira (25/05) seus Comitês Regionais de Prevenção aos Acidentes de Motos. A partir de portarias assinadas pelo secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, durante as oficializações para instituir e empossar seus representantes na manhã dessa sexta-feira, as gerências já iniciam seus trabalhos de prevenção, educação, legislação, fiscalização e saúde. A ampliação da Operação Lei Seca, de forma pernamente, para o interior do Estado, também foi anunciada.
“A conjuntura dessas ações constitui uma política pública para a diminuição no número de óbitos e acidentes com motociclistas. Sabemos que para alcançar esses objetivos é necessário o envolvimento de todas as parcelas da sociedade. Só assim, enfrentaremos essa epidemia. Essas ações são intersetoriais, que poderiam estar em qualquer uma das secretarias, mas por determinação do governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, esse projeto ficou sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde por encararmos como um problema de saúde pública”, pontuou o secretário. Até junho, as 12 Gerências Regionais de Saúde de Pernambuco terão suas comitivas estabelecidas.
Desde o começo do ano, os comitês já foram instalados em oito Geres (II, III, V, VI, IX, X, XI).
Durante os eventos, os coordenadores-executivos do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Motos, João Veiga, e da Operação Lei Seca, major André Cavalcanti, realizaram apresentações sobre a atuação e implementação dos projetos, estatísticas de acidentes envolvendo vítimas fatais e sequeladas, com foco nas ações de prevenção aos acidentes de motos. Representantes das secretarias municipais de saúde, departamentos municipais de trânsito e transportes, promotores de Justiça, prefeitos, representantes de instituições educativas, policias rodoviários, bombeiros militares, guardas municipais e profissionais da saúde também estarão presentes.
LEI SECA – A cidade de Garanhuns, que recebe neste sábado (26/05) e domingo (27/05) o Circuito Bicho Indoor, também terá bloqueios da Operação Lei Seca neste mesmo final de semana. As blitzes atuarão próximas à Esplanada Cultural Guadalajara, onde acontecem os shows. Duas equipes atuarão de forma itinerante realizando testes de alcoolemia e ação educativa e de orientação aos motoristas, com a presença de cadeirantes ou muletantes, que entregarão panfletos e folders educativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário