Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2012

Estado quer diminuir mortalidade neonatal - Curso abordará doenças prevalentes na primeira infância

Em 2009 e 2010, em Pernambuco, foram a óbito 2.439 e 2.072 crianças menores de um ano, respectivamente. Dessas, 48,4% (2009) e 53,1% (2010) nasceram prematuras, com menos de 37 semanas de gestação. De acordo com as análises, problemas respiratórios e com o peso são alguns dos fatores para o panorama, que vem sendo modificado no Estado nos últimos anos. Para continuar com a queda na mortalidade infantil, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, até a quarta-feira (30/05), o Curso de Atualização e Formação de Facilitadores na Estratégia AIDPI Neonatal, com 24 profissionais de saúde (médicos e enfermeiros). As aulas estão acontecendo no Imip, inclusive com aula de reanimação neonatal, programada para a tarde desta terça-feira (29/05).
“Essa é uma estratégia para identificar os fatores de risco nas crianças e como fazer a classificação de acordo com a gravidade. Isso é essencial para a condução dos casos e a redução da mortalidade neonatal, que é aquela que ocorre nos primeiros 28 dias de vida”, afirma a gerente de Saúde da Criança e do Adolescente da SES, Alessandra Fam. Segundo a gerente, Pernambuco é o primeiro Estado a realizar o curso, após oficina do Ministério da Saúde (MS), que reuniu profissionais de todo o Brasil para tratar as novas estratégias.
Todos os 24 profissionais que estão fazendo o curso assumirão o compromisso de reproduzir a capacitação em AIDPI Neonatal nos municípios onde a taxa de mortalidade infantil, sobretudo o componente neonatal, ainda se mantém elevado, necessitando de ações e intervenções para redução dessas taxas.
Nossa regional está sendo a mais representada com a participação de 4 profissionais, representando a VI Região de Saúde e 3 municípios, Arcoverde, Manari e Buique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário