Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Coordenadores Regionais do Programa Mãe Coruja, Coordenadores da Criança e do Adolescente discutem ações

Os Coordenadores Regionais do Programa Mãe Coruja, coordenadores da Criança e do Adolescente do Estado reúnem-se, nesta quinta-feira (10/05) e sexta-feira (11/05), no Orange Praia Hotel, na  Ilha de Itamaracá, durante o I Encontro de Coordenadores Regionais para Fortalecimento da Saúde da Criança e do Adolescente em Pernambuco, para discutir as diretrizes para promoção à saúde desse público. O objetivo é otimizar os serviços de saúde para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes pernambucanos.
A técnica da Gerência de Saúde da Criança, Clara Andrade, conta que serão discutidas as doenças prevalentes na infância, como diarréias e problemas respiratórios, e lembra que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) está envolvida, por exemplo, na Rede Amamenta, que pretende estimular as mães pernambucanas a alimentar seus filhos com o leite materno. Para isso, estão sendo promovidas capacitações em maternidades para que os profissionais possam tirar as dúvidas e mitos existentes sobre a amamentação.


“Às vezes, as mães têm a ideia que o leite irá secar, mas é preciso saber que, quanto maior a estimulação, quanto mais o bebê amamenta, mais leite ela terá”, informa a gerente de Saúde da Criança e do Adolescente, Alessandra Fam. Ela ainda lembra que o leite materno é o alimento mais completo para o recém-nascido e o que o ato de amamentar intensifica a relação afetiva entre mãe e filho.
Já no âmbito do adolescente, estão sendo feitas capacitações com equipes de Saúde da Família para o acolhimento dos jovens e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento. Os municípios do Recife e Camaragibe já receberam o curso. O trabalho em Jaboatão dos Guararapes está em andamento. Além disso, várias entidades, inclusive a SES, estão auxiliando os municípios a montarem Planos Operativos para a saúde dos adolescentes, que podem receber financiamento do Ministério da Saúde (MS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário