Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Escolas debatem formação de sanitaristas em todo o país !

O grupo de condução da Rede de Escolas e Centros Formadores de Saúde Pública/Coletiva, composto por representantes de dez escolas, esteve reunido com a direção da ENSP para análise de um conjunto de iniciativas de formação em saúde e de um projeto de acreditação pedagógica - ambos coerentes com o papel das instituições de ensino voltadas à formação em saúde coletiva engajadas na consolidação do SUS. Dentre as discussões, destacou-se a proposta que está sendo construída pela ENSP de um curso de especialização em Saúde Pública a distância, de caráter nacional, que se somaria às demais iniciativas de formação existentes.
  O encontro realizado nos dias 16 e 17 de abril, na Escola Nacional de Saúde Pública, foi o primeiro do grupo de condução da Rede em 2012.  Nessa oportunidade, foram também discutidos os pontos principais que deverão integrar a  pauta do Encontro Nacional da Rede de Escolas, que deverá acontecer em setembro deste ano. No segundo dia de atividades, os representantes estiveram reunidos com o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, e com o diretor da Escola de Governo em Saúde da ENSP, Marcelo Rasga, para analisar diversos aspectos da formação em saúde pública, retomando o tema da formação do sanitarista nos tempos atuais.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Mãe Coruja: Ariano leva aula-espetáculo a municípios beneficiados Mãe Coruja: Ariano leva aula-espetáculo a municípios beneficiados

Na próxima terça-feira (24), quando voltar à Escola Estadual Tomé Francisco, no município de Quixaba, no Sertão, para apresentar a aula-espetáculo “Tributo a Capiba”, o secretário de governo Ariano Suassuna vai prestar uma homenagem aos professores e alunos que têm levado a escola a ser uma referência no ensino público do Estado. Só no último vestibular, 20 alunos da Tomé Francisco foram aprovados nas universidades pernambucanas.
Na quinta-feira (26), a trupe de artistas da Secretaria de Assessoria ao Governador, comandada por Ariano, chega a Itapetim. Desta vez, o tributo será para os avanços na redução da mortalidade materna e infantil de Pernambuco, através das ações integradas do Programa Mãe Coruja Pernambucana, numa articulação entre a SES e outras nove secretarias.
A ideia de celebrar avanços em áreas estratégicas do Estado partiu da Secretaria de Assessoria ao Governador. “É justo que possamos comemorar com os cidadãos desses municípios avanços sociais conquistados por eles, apoiados pelos projetos do Governo Estadual, em duas áreas cruciais como saúde e educação. E comemoraremos os bons índices apresentando a arte brasileira de qualidade”, diz Adriana Victor, gerente geral da Secretaria de Assessoria ao Governador.
Como resultado da ação, a parceria envolvendo as três secretarias de Estado e que vai se estender durante todo o ano. Receberão aulas-espetáculo as cidades de Dormentes, Trindade, Terezinha, Frei Miguelinho, Belém de Maria e Jatobá, que obtiveram resultados expressivos na área de Educação, com ótimos índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). E também de Solidão, Buíque, Venturosa, que se destacaram no Programa Mãe Coruja.
Em todas as cidades, espetáculos gratuitos, tendo como mestre de cerimônia Ariano Suassuna. A aula a ser apresentada prestará homenagem a Lourenço da Fonseca Barbosa, Capiba. Músicas, cantos e danças serão apresentados por um grupo de 12 artistas.
EDUCAÇÃO SERTANEJA
A escola Tomé de Souza, localizada no distrito de Lagoa da Cruz, zona rural do município de Quixaba, tem se destacado ao longo dos últimos anos, tanto no Ideb quanto no Idepe (Índice de Desenvolvimento Educacional de Pernambuco), alcançando 100% da meta pactuada com a Secretaria de Educação.
Segundo a Secretaria de Educação, a escola “é exemplo de superação e conquistas”. O aluno João Lucas Lopes Gambarra é pentacampeão da Olimpíada Nacional de Matemática. Além dele, a Tomé teve duas medalhas de bronze e 12 menções honrosas.

Anvisa lança exposição “Emagrece, Brasil”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou hoje a exposição “Emagrece, Brasil”, que tem o objetivo de explicar à população as conseqüências da obesidade no organismo e como ela pode ser prevenida. A iniciativa está de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde para incentivar uma alimentação saudável e o combate às doenças crônicas. São 32 paineis, divididos em cinco estações, nos quais os visitantes podem conferir  a jornada de um sanduíche até virar energia; entender a força do exercício e calcular o Índice de Massa Corporal (IMC).
O “Emagrece, Brasil” busca promover mudanças nos hábitos dos brasileiros e tem o apoio do Sesc e dos Ministérios da Educação e do Esporte. A exposição está aberta ao público na sede da Anvisa, em Brasília, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 25 de maio. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo telefone (61)3462-5312 ou 3462-5310.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Avaliação Externa - PMAQ

Em breve os municípios que aderiram ao PMAQ receberão os profissionais que realizarão a avaliação externa. Diante disso, seguem algumas orientações:

1) A avaliação dos indicadores será realizada da mesma forma que a avaliação externa, ou seja, os indicadores serão comparados dentro dos estratos (municípios com características semelhantes).
2) É importante que todos os municípios confiram os compromissos assumidos, pois isto será importante na avaliação externa.
3) O sistema para preenchimento do AMAQ ficará disponível até ser dado o prazo limite pelo MS. É importante que os municípios que ainda não realizaram a autoavaliação, o faça o quanto antes. Quem não utilizou o AMAQ responderá no sistema de avaliação externa qual foi o instrumento utilizado. 
4) O sistema de avaliação externa necessitará de uma série de informações que antecederá a avaliação externa, dados preliminares que auxiliarão a acelerar o trabalho de campo, portanto, é importante que se faça a solicitação da avaliação externa e o preenchimento desses dados. Em breve será disponibilizado o sistema de avaliação externa; fiquem acompanhando o site do DAB.

Encerramento do Curso Programa Mãe Coruja em Buique

Na última segunda-feira, dia 16 de abril, encerrou mais um curso de qualificação profissional do Programa mãe coruja, no Município de Buíque. O curso de preparação de doces e salgados foi ministrado pela instrutora MIchellyne Maria e teve uma boa participaçãodas alunas, certificando vinte mães do Programa.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Enviados recursos para estruturar a vigilância alimentar e nutricional

 No dia 11/04/2012, os recursos financeiros referentes da Portaria nº 3156 e da Portaria nº 3157, de 27/12/2011 foram pagos pelo Ministério da Saúde aos municípios contemplados nessas portarias para estruturação da vigilância alimentar e nutricional.
A Portaria nº 2975 de 14 de dezembro de 2011 institui o apoio financeiro para a estruturação da Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) nos municípios e Distrito Federal, com foco nos polos do Programa Academia da Saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBS) com equipes de Atenção Básica (AB) com adesão ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) homologada, por meio da aquisição de equipamentos antropométricos adequados. O incentivo financeiro foi repassado na modalidade fundo a fundo, em parcela única anual.

Municípios contemplados com este recurso em 2011

ESSPE reabre processo seletivo para docentes do CTAC

A Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) divulgou, nesta segunda-feira (16/04), a reabertura das inscrições para o Processo Seletivo de cadastro reserva para o Curso Técnico em Análises Clínicas (CTAC), na VI Gerência Regional de Saúde, com sede em Arcoverde. O prazo para novas inscrições segue até o dia 13 de maio de 2012, conforme consta no novo edital, que pode ser acessado clicando AQUI.
Para mais informações sobre a mudança no calendário, os interessados poderão tirar suas dúvidas acessando a justificativa  da reabertura das inscrições.

Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial

Hipertensão Arterial é um problema crônico bastante comum com alta prevalência e que aumenta nas faixas etárias mais elevadas, é responsável por complicações cardiovasculares, encefálicas, coronarianas, renais e vasculares periféricas.
Com a proximidade do dia 26 de abril, dia definido pela LEI Nº 10.439, DE 30 DE ABRIL DE 2002 como Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, é importante incentivarmos o desenvolvimento de ações de saúde direcionadas a este agravo e seus fatores de risco, visando, sobretudo sua prevenção, diagnóstico e tratamento, junto aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde, NASF, Escolas e outras entidades afins.
Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostra que a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou nos últimos cinco anos, passando de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010 (VIGITEL 2010). No Brasil, junto com a Diabetes constituem a primeira causa de hospitalizações no sistema público de saúde.

Cuidados simples no dia a dia como alimentação saudável, atividade física, visita regular ao médico podem mudar este quadro levando a população a um envelhecimento  com mais saúde.

domingo, 15 de abril de 2012

Curso à Distância sobre Ações para Controle da Tuberculose na Atenção Básica

O Ministério da Saúde do Brasil e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) estão oferendo o Curso à distância sobre ações para controle da tuberculose na atenção básica.

O objetivo deste curso é fazer com que médicos e enfermeiros de toda a rede básica (centros de saúde, postos de saúde e equipes de saúde da família) aprendam a diagnosticar casos de tuberculose, manejar corretamente e promover atividades de detecção, controle e busca de contatos.

A capacitação dos profissionais possibilitará uma redução ainda maior da incidência e da mortalidade pela doença.

O curso é destinado a qualquer profissional da área de saúde, com nível superior, e está aberto na página da Una-SUS (http://www.unasus.gov.br/CursoTB), sendo integralmente autoinstrucional e à distância.

sábado, 14 de abril de 2012

ESSPE divulga resultados preliminares da seleção

A Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) divulgou, na tarde desta sexta-feira (13/04), os resultados preliminares da seleção promovida pela instituição. Confira abaixo
Resultado preliminar dos  pré-candidatos a alunos do Curso Técnico em Análises Clínicas (CTAC), referente ao Edital ESPPE 03/2012 (com turmas em Arcoverde VI GERES). Para conferir este resultado, clique AQUI.

Relação dos selecionados para primeira etapa do PMAQ

RESULTADO DA PRIMEIRA ETAPA DE SELEÇÃO DOS ENTREVISTADORES PARA O PMAQ - PERNAMBUCO.
Os candidatos selecionados nessa etapa deverão encaminhar currículo para o e-mail inscricaopmaq@cpqam.fiocruz.br até 20 de abril de 2012 e aguardar contato para confirmação da Segunda Etapa - Oficina de Formação Inicial de Entrevistadores em data a ser agendada pela equipe de coordenação da pesquisa. Veja a lista:

segunda-feira, 9 de abril de 2012

MS promove videoconferências para Comissões de Integração Ensino-Serviço

Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (9) a realização de videoconferências sobre o processo de implantação dos Testes Rápidos (TR) nos serviços de Atenção Básica no âmbito da Rede Cegonha. A iniciativa, parceria da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) com as secretarias de Atenção à Saúde (SAS) e de Vigilância em Saúde (SVS), é voltada às Comissões de Integração Ensino-Serviço (CIES) e apresenta também as possibilidades e estratégias conjuntas de incorporação deste processo às iniciativas articuladas pelas CIES.
A pauta das videoconferências abordará os seguintes temas:
  • Contexto da implantação dos testes rápidos de HIV, sífilis e gravidez na Atenção Básica no âmbito da Rede Cegonha;
  • Articulação interinstitucional utilizando dos dispositivos TR para qualificação da Rede Cegonha, com Conselhos de Saúde, Grupos Condutores da Rede Cegonha, Apoiadores Temáticos e Institucional RC, Coordenadores da Atenção Básica, Coordenadores DST/Aids, Coordenadores da Saúde da Mulher, Coordenadores da Saúde da Criança, Coordenadores da Saúde do Adolescente, Coordenadores da Saúde do Homem, CIES, dentre outros;
  • Elaboração em conjunto de Projeto Pedagógico de Educação Permanente nos polos estaduais nas 27 unidades federadas no que diz respeito à formação dos profissionais multiplicadores e executores de Teste Rápido na Rede Cegonha.
  • Proposição de perspectivas de partilha de responsabilidades e apoio financeiro;
  • Proposição de agenda integrada para seguimento da articulação e cooperação institucional.
Para as regiões Sul e Norte, as apresentações ocorreram hoje (9). Na terça-feira (10), a exibição será feita para as regiões Centro-Oeste e Nordeste (1ª etapa – CE, RN, AL, PI, MA), às 10h e às 15h30 respectivamente. Na quarta-feira (11) será a vez das regiões Sudeste e Nordeste (2ª etapa – PE, BA, PB, SE), nos mesmos horários.
Testes rápidos - A Portaria Nº 77, de 12 de janeiro de 2012, estabelece a realização de testes rápidos para diagnóstico de HIV e sífilis e outras doenças no âmbito da atenção pré-natal para gestantes e parceiros sexuais.
O processo de testagem rápida nos serviços de saúde começou em 2011, com a realização da primeira etapa de capacitação de 600 multiplicadores. O objetivo é treinar os profissionais de saúde para que, em 2012, a testagem rápida para sífilis, hepatites B e C e HIV esteja implantada em todos os serviços de saúde.
Rede Cegonha - O processo de capacitação dos profissionais de saúde está vinculado à adesão à Rede Cegonha, estratégia do Ministério da Saúde que visa organizar a rede de cuidados materna-infantil, no sentido de assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério e, às crianças, o direito ao nascimento seguro e humanizado e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Estados e municípios podem acessar informações sobre o processo de adesão à Rede, elaboração de Planos de Ação e discussão sobre inserção dos Testes Rápidos na Atenção Básica no endereço eletrônico www.saude.gov.br/redecegonha.
Fonte: Ministério da Saúde

Autoavaliação para Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica – AMAQ-AB

A autoavalição no âmbito do PMAQ-AB é percebida como o ponto de partida da melhoria da qualidade dos serviços, pois entendemos que processos autoavaliativos comprometidos com a melhoria contínua da qualidade poderão potencializar outras estratégias da fase de desenvolvimento do PMAQ-AB.
Acreditamos que por meio da reflexão dos sujeitos e grupos implicados é possível fomentar a autoanálise, a autogestão, a identificação dos problemas, bem como a formulação das estratégias de intervenção para melhoria dos serviços e das relações, atuando como um dispositivo indutor da reorganização do trabalho das equipes de Atenção Básica e da gestão municipal de saúde.
Este aplicativo foi criado na para facilitar a utilização do instrumento– AMAQ- AB, tendo como objetivos principais:
  • Auxiliar no registro dos resultados da autoavaliação realizada com auxílio do AMAQ – AB;
  • Possibilitar a classificação de Dimensões e Subdimensões a partir das respostas inseridas no aplicativo;
  • Facilitar o monitoramento das autoavaliações por meio do registro no aplicativo.
  • Possibilitar a comprovação da implementação de Processos Autoavaliativos na Atenção Básica, compondo 10% da nota de certificação da equipe no âmbito do “Saúde mais Perto de Você – Acesso e Qualidade” – PMAQ.
  • O aplicativo encontra-se disponível na página do DAB/MS (www.saude.gov.br/dabpodendo ser localizado através da imagem:

     

sábado, 7 de abril de 2012

Petrolândia em destaque!

A Uinidade de Saúde da Familia Renascer foi o Destaque do Mês de Fevereiro pela Rede NUTES!
Parabéns!

terça-feira, 3 de abril de 2012

EAD abre inscrições para conselheiros de saúde

Até o dia 12 de abril estão abertas as inscrições para o curso livre de Informação e Comunicação em Saúde para o Controle Social, oferecido na modalidade a distância pela ENSP. Seu público-alvo são conselheiros municipais e estaduais de Saúde, integrantes do Conselho Nacional de Saúde, que sejam indicados pelos conselhos estaduais de saúde ou pelo Conselho Nacional de Saúde, inclusos no cadastro nacional de conselhos de saúde que aderiram ao Programa de Inclusão Digital. O objetivo dessa formação é contribuir para um processo intensivo e continuado de apropriação e uso das informações e comunicações relevantes para o exercício do controle social em saúde por esses profissionais. Mais de 1.500 vagas estão disponíveis, distribuídas em todos os estados do país

ESPPE está com editais abertos para docentes na VI GERES!

Edital ESPPE nº 05.2012: para Docentes do Curso Técnico em Análises Clínicas (CTAC) para a VI Geres (Arcoverde). A seleção é voltada para profissionais com formação superior na área de saúde, prioritariamente nas áreas de Ciências Biológicas, Biomedicina e Farmácia. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (26/03) e seguem até o dia 15 de abril.

Publicada Revista Brasileira de Saúde da Família nº 29


 As quatro novas publicações do Departamento de Atenção Básica serão distribuídas a todas as Unidades Básicas de Saúde do país. Para que estes materiais estejam ao alcance de todos por mais tempo, organize em sua Unidade de Saúde um espaço para guardar os livros. Estes materiais seguros e ao alcance de todos oferecem uma referência técnica que ajuda no dia a dia. Esses guias de consulta permanente auxiliam na formação e requalificação dos profissionais de saúde de todo país. Essa campanha para o cuidado com estes valiosos materiais precisa da colaboração de todos para melhorar a saúde de todos os brasileiros.
Publicada Revista Brasileira de Saúde da Família nº 29
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB), implantado em 19 de julho de 2011, traz uma novidade às ações e serviços da AB em todo o país: um contínuo processo de avaliação e melhoria nas ações e serviços de saúde, cujos resultados serão benéficos aos profissionais de saúde e aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O PMAQ é a matéria de capa da edição 29 da Revista Brasileira Saúde da Família (RBSF), que ainda traz entrevista com o diretor do Departamento de Atenção Básica (DAB), Hêider Aurélio Pinto, e temas como a Academia de Saúde, a participação da agricultura familiar na alimentação saudável, a experiência exitosa João Pessoa (PB) na universalização da saúde bucal, e a nova etapa do Programa Saúde nas Escolas. No encarte Saúde com a Gente, voltado aos agentes comunitários de saúde, é apresentado o projeto de jiu-jítsu para adolescentes em Costa Barros, que apresenta um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) dentro do município do Rio de Janeiro. Em consequência, melhoras na autoestima e solidariedade entre os participantes. E o desenvolvimento da Fitoterapia, por meio de hortos de plantas medicinais e Farmácias Vivas, é o assunto do Tome Nota. A RBSF 29 traz ainda entrevistas com profissionais de saúde, artigo técnico e crônicas, entre outros assuntos de interesse a quem acompanha ou quer acompanhar a temática da AB.
Clique aqui e leia a revista!