Páginas

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Mãe Coruja: Ariano leva aula-espetáculo a municípios beneficiados Mãe Coruja: Ariano leva aula-espetáculo a municípios beneficiados

Na próxima terça-feira (24), quando voltar à Escola Estadual Tomé Francisco, no município de Quixaba, no Sertão, para apresentar a aula-espetáculo “Tributo a Capiba”, o secretário de governo Ariano Suassuna vai prestar uma homenagem aos professores e alunos que têm levado a escola a ser uma referência no ensino público do Estado. Só no último vestibular, 20 alunos da Tomé Francisco foram aprovados nas universidades pernambucanas.
Na quinta-feira (26), a trupe de artistas da Secretaria de Assessoria ao Governador, comandada por Ariano, chega a Itapetim. Desta vez, o tributo será para os avanços na redução da mortalidade materna e infantil de Pernambuco, através das ações integradas do Programa Mãe Coruja Pernambucana, numa articulação entre a SES e outras nove secretarias.
A ideia de celebrar avanços em áreas estratégicas do Estado partiu da Secretaria de Assessoria ao Governador. “É justo que possamos comemorar com os cidadãos desses municípios avanços sociais conquistados por eles, apoiados pelos projetos do Governo Estadual, em duas áreas cruciais como saúde e educação. E comemoraremos os bons índices apresentando a arte brasileira de qualidade”, diz Adriana Victor, gerente geral da Secretaria de Assessoria ao Governador.
Como resultado da ação, a parceria envolvendo as três secretarias de Estado e que vai se estender durante todo o ano. Receberão aulas-espetáculo as cidades de Dormentes, Trindade, Terezinha, Frei Miguelinho, Belém de Maria e Jatobá, que obtiveram resultados expressivos na área de Educação, com ótimos índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). E também de Solidão, Buíque, Venturosa, que se destacaram no Programa Mãe Coruja.
Em todas as cidades, espetáculos gratuitos, tendo como mestre de cerimônia Ariano Suassuna. A aula a ser apresentada prestará homenagem a Lourenço da Fonseca Barbosa, Capiba. Músicas, cantos e danças serão apresentados por um grupo de 12 artistas.
EDUCAÇÃO SERTANEJA
A escola Tomé de Souza, localizada no distrito de Lagoa da Cruz, zona rural do município de Quixaba, tem se destacado ao longo dos últimos anos, tanto no Ideb quanto no Idepe (Índice de Desenvolvimento Educacional de Pernambuco), alcançando 100% da meta pactuada com a Secretaria de Educação.
Segundo a Secretaria de Educação, a escola “é exemplo de superação e conquistas”. O aluno João Lucas Lopes Gambarra é pentacampeão da Olimpíada Nacional de Matemática. Além dele, a Tomé teve duas medalhas de bronze e 12 menções honrosas.


Retorno – Em 17 de julho de 2008, ao ler uma notícia sobre os avanços da escola no IDEB, Ariano programou a realização da aula-espetáculo “Nau”, que acabou sendo interrompida devido a uma forte chuva na cidade. Ao perceber a frustração dos gestores, professores, funcionários e alunos, o Secretário e escritor prometeu retornar. Na mesma noite, foi assinada a ordem de serviço para a construção de uma quadra na escola, com a presença do governador Eduardo Campos. O retorno de Ariano será na quadra da escola, que já foi inaugurada.
Em Itapetim, mulheres gestantes que são cadastradas e atendidas pelo Programa Mãe Coruja Pernambucana estarão entre as convidadas. A equipe de mobilização vai recepcionar a equipe da Secretaria de Assessoria ao Governador com uma exposição de fotos, banner. Promoverá, também, a exibição de um filme sobre o surgimento e desenvolvimento do Programa, que já tem mais de 70 mil gestantes cadastradas e está funcionando em 103 municípios do estado. Desde o surgimento, em 2007, o programa conseguiu reduzir a mortalidade infantil em 10%, em todo o estado, com destaque para a região do Sertão do Araripe, que consegui uma redução de 22%.
Em breve teremos na VI GERES em Buique e Venturosa!!!
Aguardem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário