Páginas

segunda-feira, 9 de abril de 2012

MS promove videoconferências para Comissões de Integração Ensino-Serviço

Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (9) a realização de videoconferências sobre o processo de implantação dos Testes Rápidos (TR) nos serviços de Atenção Básica no âmbito da Rede Cegonha. A iniciativa, parceria da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) com as secretarias de Atenção à Saúde (SAS) e de Vigilância em Saúde (SVS), é voltada às Comissões de Integração Ensino-Serviço (CIES) e apresenta também as possibilidades e estratégias conjuntas de incorporação deste processo às iniciativas articuladas pelas CIES.
A pauta das videoconferências abordará os seguintes temas:
  • Contexto da implantação dos testes rápidos de HIV, sífilis e gravidez na Atenção Básica no âmbito da Rede Cegonha;
  • Articulação interinstitucional utilizando dos dispositivos TR para qualificação da Rede Cegonha, com Conselhos de Saúde, Grupos Condutores da Rede Cegonha, Apoiadores Temáticos e Institucional RC, Coordenadores da Atenção Básica, Coordenadores DST/Aids, Coordenadores da Saúde da Mulher, Coordenadores da Saúde da Criança, Coordenadores da Saúde do Adolescente, Coordenadores da Saúde do Homem, CIES, dentre outros;
  • Elaboração em conjunto de Projeto Pedagógico de Educação Permanente nos polos estaduais nas 27 unidades federadas no que diz respeito à formação dos profissionais multiplicadores e executores de Teste Rápido na Rede Cegonha.
  • Proposição de perspectivas de partilha de responsabilidades e apoio financeiro;
  • Proposição de agenda integrada para seguimento da articulação e cooperação institucional.
Para as regiões Sul e Norte, as apresentações ocorreram hoje (9). Na terça-feira (10), a exibição será feita para as regiões Centro-Oeste e Nordeste (1ª etapa – CE, RN, AL, PI, MA), às 10h e às 15h30 respectivamente. Na quarta-feira (11) será a vez das regiões Sudeste e Nordeste (2ª etapa – PE, BA, PB, SE), nos mesmos horários.
Testes rápidos - A Portaria Nº 77, de 12 de janeiro de 2012, estabelece a realização de testes rápidos para diagnóstico de HIV e sífilis e outras doenças no âmbito da atenção pré-natal para gestantes e parceiros sexuais.
O processo de testagem rápida nos serviços de saúde começou em 2011, com a realização da primeira etapa de capacitação de 600 multiplicadores. O objetivo é treinar os profissionais de saúde para que, em 2012, a testagem rápida para sífilis, hepatites B e C e HIV esteja implantada em todos os serviços de saúde.
Rede Cegonha - O processo de capacitação dos profissionais de saúde está vinculado à adesão à Rede Cegonha, estratégia do Ministério da Saúde que visa organizar a rede de cuidados materna-infantil, no sentido de assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério e, às crianças, o direito ao nascimento seguro e humanizado e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Estados e municípios podem acessar informações sobre o processo de adesão à Rede, elaboração de Planos de Ação e discussão sobre inserção dos Testes Rápidos na Atenção Básica no endereço eletrônico www.saude.gov.br/redecegonha.
Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário