Páginas

sexta-feira, 2 de março de 2012

Sala de Telepresença da Rede Universitária de Telemedicina será inaugurada no Núcleo de Telessaúde da UFPE

O Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES/UFPE), localizado no Hospital das Clínicas, inaugura no dia 1º de março, às 13h30, a primeira sala de telepresença do norte-nordeste em hospital público de ensino. Simultaneamente, estarão sendo inauguradas outras cinco salas: na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), bem como no escritório da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em Brasília e na Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), unidade do Rio de Janeiro. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, estará presente na sala da RNP, em Brasília, para participar da cerimônia. Na sala da UFPE, estarão presentes o Reitor Profº Anísio Brasileiro, o Vice-Reitor Profº Silvio Romero, o Diretor do Hospital das Clínicas, Profº George Telles, e a coordenadora do NUTES, Profª Magdala Novaes. A cerimônia contará também com a presença de representantes do Governo do Estado, autoridades locais, servidores, docentes e pesquisadores da UFPE.

A sala é fruto de um convênio entre o NUTES e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e faz parte das estratégias para aprimoramento dos núcleos de telessaúde implantados nos hospitais escola do país pela Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). A telepresença permite a realização de reuniões imersivas, onde os participantes têm a sensação de estarem fisicamente próximos de pessoas distantes. Vêem seus interlocutores em telas grandes, em tamanho real. O som vem da direção correta, o que reforça a sensação de contato presencial. Com a utilização de recursos de áudio e vídeo de alta qualidade, o sistema também combina tecnologia da informação com cenografia e utiliza salas com iluminação, paredes, carpetes e móveis iguais, ligadas por uma conexão de alta capacidade.

Por possibilitar a comunicação em tempo real à distância e em alta definição, o serviço elimina a necessidade de constantes viagens, reduzindo, assim, as emissões de carbono na atmosfera. Dessa forma, alunos, pesquisadores e colaboradores dessas instituições, ligados a qualquer área de conhecimento, podem compartilhar informações por meio da telepresença, cujas salas também estão integradas a outros serviços de comunicação e colaboração da RNP, como a videoconferência.
 O evento será transmitido ao vivo pela internet, através do portal www.nutes.ufpe.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário