Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

VI GERES antenada com a PMAQ




Houve hoje no auditório da Regional a apresentação do PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA, o prazo para a adesão dos municípios é até 31/10, sendo assim Renata Remígio enfermeira Coordenadora da Atenção Básica de Arcoverde, Raquel Neposiano- Coordenadora Técnica da VI GERES, juntamente com a Coordenação Regional da Atenção Básica e apóio da SES, apresentaram as portarias e o istrutivo, assim como o passo a passo no site do ministério. Um momento de retirada de esclarecimentos, para que nehum município seja penalisado. Esperamo que seja um incentivo para maiores investimentos nas condições de trabalho das equipes, principalmente as Saúde da Família.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

I Fórum Regional de Prevenção de Gravidez na Adolescência!

Aconteceu com sucesso nesse dia 26 de setembro, no dia Mundial de Prevenção a Gravidez na Adolescência o I Fórum Regional de Prevenção a Gravidez na Adolescência. O Fórum contou com a presença de representantes da saúde, educação, ação social e do Programa Mãe Coruja dos 13 municípios da VI Região de Saúde.
Contamos na mesa de abertura com a presença da Vice prefeita do município de Arcoverde a Sr. Madalena Brito,o secretário de saúde, Dr. Adilson Valgueiro, a representante da Educação Eliane e da Ação Social Edvane Gomes. A mesa contou ainda com a presença de Ademar secretário de Saúde de Venturosa, Alexsandro sec. saúde de Jatobá, Fabíola Fragoso sec de saúde de Tupanatinga, como também com a presidente do CONDICA de Arcoverde Marluce.
Após as duas apresentações realizadas , foram formados 3 grupos de discussão e elaboração de propostas, essas serão consolidadas em um relatório que deverá ser encaminhado aos municípios e as secretarias de estado no intuito de embasar e fortalecer as ações voltadas a esse público.
Segundo Raquel Neposiano Coordenadora Técnica em Saúde da VI GERES, o evento em parceria da regional e do município de Arcoverde, foi excelente, contou com mais de 100 participantes mais de 20 propostas e teve um de seus principais  objetivos alcançado: a sensibilização de gestores e profissionais sobre a temática! Que agradeceu a participação de todos e espera que seja só mais um passo na longa caminhada que é a luta da prevenção dos agravos a saúde pública

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

MINISTRO DA SAÚDE ASSINA CONVÊNIO COM O COFEN‏

Mesmo antes da matéria sobre a classe da Enfermagem, ontem no Fantástico, o Ministro da saúdeAlexandre Padilha, o Presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Carlos Neri da Silva, e a pesquisadora da Fiocruz, Maria Helena Machado, assinaram nesta quarta-feira (14), em Brasília, o convênio para realização de uma pesquisa que vai traçar o perfil dos enfermeiros, técnicos e auxiliares em todo país. A Associaçaõ Brasileira de Enfermagem (ABEN) e a Federaçaõ Naciona de Enfermgam (FNE) também subscreveram o convênio numa união inédita entre as principais organizações representativas da enfermagem brasileira em torno de um mesmo objetivo.
O ministro Alexandre Padilha lembrou a importância dos resultados da pesquisa para a formulação das principais políticas públicas do Sistema Único de Saúde e elogiou a união das instituições representativas da enfermagem. “Conhecer o perfil desses profissionais é algo muito significativo para que possamos planejar novas ações nas políticas públicas e oferecermos os instrumentos políticos aos nossos congressistas”, destacou Padilha.

sábado, 17 de setembro de 2011

Projeto da Rede Cegonha da VI GERES.

Nessa segunda -feira dia 19 estará na pauta da CIB Estadual o projeto da REDE CEGONHA de nossa regional. A espectativa é a organização da rede materno-infantil, com ênfase na área obstétrica que tem sido um dos nossos grandes problemas.Mas a Atenção Básica também é priorizada nas ações da Cegonha!
É Coruja, é Cegonha! A intenção é que a cada dia o binômio Mãe e filho estejam priorizados em nossas ações de saúde e tenhamos uma redução nos indicadores de mortalidade e morbidade!

Recursos para Educação Permanente liberado pelo MS!

Foi publicada no DOU  (15), a Portaria GM n.2200 que, define recursos financeiros do Ministério da Saúde para a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

PORTARIA Nº 2.200, DE 14 DE SETEMBRO DE 2011
Define recursos financeiros do Ministério da Saúde para a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições que lhe confere o inciso II do parágrafo único do art. 87 da Constituição.
Considerando o Decreto n° 7.508, de 28 de junho de 2011, que regulamenta a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências;

Eleições do COREN podem ser anuladas!

Realizadas no último domingo, dia 11, as eleições para o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco- COREN-PE foram marcadas pelo tumulto e confusão em vários locais de votação. Por conta disso, o resultado do pleito ainda não foi homologado e existe a possibilidade de ser marcada uma nova votação.
Para se ter uma ideia, dos mais de 7 mil enfermeiros aptos a votar, apenas pouco mais de três mil puderam ir às urnas. Já entre os técnicos e auxiliares de enfermagem, que somam cerca de 45 mil profissionais, somente 2.385 tiveram seus votos computados. Um relatório conclusivo redigido pela Comissão Eleitoral será enviado ao Conselho Federal de Enfermagem- COFEN, considerando, por estes motivos, que a proclamação da chapa com mais votos está "sobrestada", ou seja, suspensa.
"Não estamos nem questionando os resultados obtidos até agora. O que queremos é justiça em respeito a todos aqueles profissionais que não puderam exercer o seu direito ao voto", diz a presidente do Coren-PE e candidata à reeleição pela Chapa 1, Célia Arribas.
De acordo com ela, o Conselho Federal errou ao instituir a resolução nº 355/2009 que trata do processo eleitoral dos regionais. Essa é a primeira eleição regida por esta resolução. O Conselho Federal também não haveria viabilizado a infraestrutura e contratação de pessoal para trabalhar nas eleições. As eleições foram bastante tumultuadas em diversos estados do País.
Outro fator que prejudicou a eleição foi, segundo Célia Arribas, uma grande mobilização de grupos organizados com intuito de provocar balbúrdia e violência nos principais pontos de votação, principalmente no horários de pico. "Foi lamentável e vergonhoso. Uma verdadeira baderna orquestrada agitando e incitando os profissionais de enfermagem. Houve quebra-quebra. Foram inutilizados móveis e até urnas eletrônicas". Inclusive representantes de sindicatos foram identificados através de denúncias recebidas pelo Conselho e de boletins de ocorrência registrados em delegacias de polícia.
Para realizar as eleições, o COREN-PE seguiu as orientações do Tribunal Regional Eleitoral - TRE que indica a disponibilização de uma urna para cada mil votantes.


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Chapa 2 leva!

Saiu o resultado da eleição do COREN onde a chapa 2 foi a vitoriosa. Apesar da eleição tumultuada a diferença de votos entre os enfermeiros foi expressiva!
Parabéns! Esperamos que seja realmente uma gestão diferenciada! Boa sorte!

sábado, 10 de setembro de 2011

Eleição! Urgente!!!

      Queridos colegas ENFERMEIROS  amanhã dia 11 /09 FERIADO das 8 as 18hs estará acontecendo a eleição do nosso "querido" COREN, não deixem de votar, - olha a multa hein!!!!!- a urna estará na sede da Regional!

Especialização em Saúde da Família modo EAD!

Dessa vez eu li o edital (pelo menos a parteque consta o público alvo!!!!)

UFPEL recebe inscrições até o dia 26/09 para o Curso de Especialização em Saúde da Família - EAD.


Até o dia 26 de setembro a Universidade Federal de Pelotas - Departamento de Medicina Social recebe as inscrições para a segunda turma da especialização em Saúde da Família- Educação a distância – EAD. Acesse o Edital para o processo de seleção no portal www.unasus-ufpel.nethttp://www.unasus-ufpel.net/

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Eduardo Campos e primeira dama em Arcoverde

Missa em comemoração ao seu 27º aniversário, a Fundação Terra inaugurou hoje a tão esperada conclusão do Centro de Reabilitação Mens Sana em Arcoverde, sertão de Pernambuco.
A data marcou a finalização das instalações físicas, embora os atendimentos à população carente da cidade não sejam iniciados logo de imediato, já que a entidade aguarda o credenciamento junto ao SUS.
O convênio possibilitará a realização de aproximadamente 380 procedimentos por dia, segundo previsão da diretora do Mens Sana, Luzia Bastos.
A solenidade contou com a presença do governador Eduardo Campos, dos deputados estaduais Clodoaldo Magalhães (PTB), Ãngelo Ferreira (PSB), deputada federal Ana Arraes (PSB), secretário estadual de saúde, Antônio Figueira e lideranças da região.
O Mens Sana oferecerá tratamento de reabilitação a pacientes de baixa renda com lesões psicomotoras que residam nos 13 municípios que integram a 6ª Gerência Regional de Saúde (GERES). Os beneficiados receberão atendimento de equipe multiprofissional nas áreas de fisioterapia, reumatologia, neurologia, trauma e ortopedia.
A obra, iniciada em 08/12/2009 é um sonho antigo do presidente da Fundação Terra, Padre Airton Freire. Para ele, AVC (Acidente Vascular Cerebral) significa A Vida Continua. E com essa esperança, o pároco contou com o apoio espontâneo de doadores de vários estados brasileiros para tornar o sonho uma realidade.

Mãe Coruja apresenta avanços no Paraguai

Representantes do Programa Mãe Coruja Pernambucana participaram do Encontro Hemisférico de Avaliação na Primeira Infância, promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA), em Assunção, no Paraguai. Durante o evento, realizado entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro, foram apresentadas a política de cuidados e os avanços conquistados no desenvolvimento das crianças no Estado, dentre eles a redução da mortalidade infantil em 22% no Sertão do Araripe.


“O sucesso é decorrente da prática de cuidados integrados promovida pelo Mãe Coruja. E o convite para apresentar o programa foi o reconhecimento de que o Mãe Coruja está caminhando no rumo certo”, comemorou a coordenadora do Comitê Executivo do Programa Mãe Coruja, Ana Elizabeth de Andrade Lima, sobre a melhora dos indicadores de saúde nas regiões onde o programa está implantado.
Além da apresentação do Mãe Coruja, a participação pernambucana contou ainda com debates e mesa de discussão junto aos demais países do Mercosul que também buscam o cuidado integrado para a promoção do desenvolvimento social. “A neurociência já aponta que essa política do cuidado gera um cidadão mais produtivo para a sociedade; feliz, consciente e livre”, explicou a coordenadora. Desse encontro será elaborado um documento com todas as experiências e propostas apresentadas por esses países.
O interesse internacional pelo trabalho desenvolvido pela equipe do Mãe Coruja pôde ser percebido após a apresentação, quando os representantes do programa foram convidados a participar de outro evento, ainda esse mês, no Peru. Também participaram do evento representantes do Ministério da Educação (MEC), do Instituto da Infância (Ifan) e do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), do Rio Grande do Sul, entre outros órgãos brasileiros

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

SES realiza oficina sobre o PAMQ

A SES estará realizando nos dia 13 e 14 oficina com representantes de alguns Coordenadores da atenção básica municipal e das Regionais para discutir o instrutivo do PAMQ (PROGRAMA NACIONAL DE  MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA), os participantes serão mutiplicadores para os outros coordenadores.

sábado, 3 de setembro de 2011

Ministério da Saúde continua com novidades para a Atenção Básica!

Olá! Como disse na notícia anterior as novidades vão continuar, e as próximas cenas vão ser sim emocionantes....
Saiu no dia 02 desse uma nova portaria ( quem não tiver rítmo pra acompanhar...)  a 2087, com novidades na Atenção Básica, propondo uma melhor estrutura nos municípios para a VALORIZAÇÃO dos profissionais.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Reunião de Secretários Municipais ampliada discute em Serra Talhada o novo PDR e a Rede Cegonha!

Ontem dia 31 de agosto no Hotel São Cristovão em Serra Talhada os secretários municipais de 3 Regiões de Sáude (Antigas Regionais) se reuniram para discutir a nova proposta de desenho do Estado de Pernambuco o PDR ( Plano Diretor de Regionalização) estavam presentes secretários da VI, X e XI Região.
Na nova coniguração seremos 12 Regiões de Saúde e 4 Macros Regiões, nós ficamos na nova Macro juntamente com Serra Talhada e Afogados da Ingazeira- Macro do Sertão Central. Assim saimos de Caruaru e podemos lutar para mais investimentos em nossa região de saúde, pois teremos basicamente a mesma necessidade de ampliação, implementação na rede de saúde que as outra regiões dessa macro.
Novidade também são as microrregiões,. o termo é antigo, mas a configuração um pouco diferente, teremos na VI 2 microrregiões que necessitaram também ter investimentos, no nosso caso a X e a XI micro com sedes em Arcoverde e Petrolândia respectivamente.
E a REDE CEGONHA, onde tem a princípio a missão da reestruturação ou a própria construção da rede materno infantil, garantindo assim o parto/nascimento de qualidade em todo estado!
Daí teremos reunião da Câmara Técnica extraordinária e da CIR (Antigo CGR) na próxima semana!!


Ai virão novas, novíssimas!

Sai Instrutivo do PAMQ!

Finalmente saiu nesse dia 28 o instrutivo que embasa a protaria de qualifificação da Atenção Básica.
Vindo junto com as mudanças da portaria 2027, podemos esperar muitas mudanças na atenção básica dos municípios, pois todas as mudanças estão ligadas e influenciadas pela vinda ou não de recursos para os municípios pelo PAB Variável.