Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Conferência Nacional


Hoje foi o credenciamento dos delegados, participamos também de uma caminhada, em favor do SUS, da EC 29 e das 30 horas!!!!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

1º dia do Encontro do NUTES

Participaram da mesa da abertura do Encontro:
 Magdala Araujo (Coordenadora do Telessaúde UFPE), Marcelo Ferreira( Gerente da I Regional de Saúde), Giliar Coelho ( Representante do COSEMS), Denise Maia (SES), Prof. Silvio Romero (Vice reitor da UFPE), George Teles ( HC- UFPE), Renata de Souza ( Enfª Cabrobó- representando os profissionais de Saúde).
A VI GERES representada pelo município da Pedra com a enfermeira Sanderli e eu da VI Regional!
Onde amanhã, estaremos apresentando trabalhos também!

III Encontro Estadual da Rede NUTES.

Acontece hoje e amanhã em Recife o III Encontro Estadual da Rede de Núcleos de Telessaúde de Pernambuco (RedeNUTES). Realizado anualmente, o objetivo do evento é reunir gestores, educadores, estudantes e profissionais de saúde para discutir a questão da telessaúde no estado e apresentar os resultados alcançados pela Rede.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ampliação do Programa Minha Certidão.

m funcionamento em algumas maternidades desde o final de 2008, o Programa Minha Certidão inicia uma nova fase. A partir de agora, a iniciativa sai do caráter de projeto-piloto para a formalização nas unidades já existentes, além de iniciar ampliação para outros hospitais. Técnicos da Gerência de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Estadual de Saúde (SES) reúnem-se com representantes das maternidades, nesta terça (22/11) e quarta-feira (23/11), na sede da SES, no Bongi, para tratar do assunto e formalizar os convênios entre as unidades e os cartórios. Com a iniciativa, as mães já saem dos hospitais com os registros civis das crianças. Todo o processo é gratuito.
Segundo a gerente de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SES, Alessandra Fam, todo o processo de registro é feito na própria maternidade, por meio do Sistema Estadual de Registro Civil (Serc). Após o preenchimento on-line com as informações necessárias, leva-se cerca de 30 minutos para finalizar o processo, permitindo que a criança já saia da maternidade com o seu primeiro documento.
“Tirar a certidão na própria maternidade evita o sub-registro de nascidos vivos no Estado, além de possibilitar agilidade e conforto para os pais”, explica Alessandra Fam. Atualmente, o Programa Minha Certidão, feito em parceria com a Secretaria da Criança e Juventude, já está funcionando nos hospitais Barão de Lucena (HBL), Agamenon Magalhães (HAM), Imip, Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), Hospital das Clínicas (HC), Hospital Memorial Guararapes e as policlínicas Arnaldo Marques, Barros Lima, Bandeira Filho e Padre Geraldo.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Financiamento da Atenção Primária pelo Estado!

O Governo do Estado está reforçando o financiamento da Atenção Primária. Nesta segunda-feira (21/11), ao lado do secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, o governador Eduardo Campos anuncia o lançamento das novas formas de co-financiamento da Política Estadual de Fortalecimento da Atenção Primária em Pernambuco. A cerimônia, marcada para as 11h30, será realizada no Palácio do Campo das Princesas, e contará com a presença do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Antonio João Dourado, e da presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), Ana Cláudia Callou.

sábado, 19 de novembro de 2011

ECOSAM

Nosso encontro foi muito elogiado por todosos participantes, segundo os comentários um dos mais organizados. Tivemos na abertura a presença de Marcela Lucena (Gerente Estadual de Saúde Mental) Dr. Alécio Jecem ( Gerente da VI Regional) , Vitória Brilhante ( Secretária adjunta da Saúde de Arcoverde) representando Dr. Adilson Valgueiro e Talita (Coordenadora de Saúde Mental de Arcoverde).
Tivemos apresentações que colocaram experiências de vários municípios, como Bodocó, Palmares e Ibimrim de nossa regional, assim como a experiência do Colegiado Regional de Saúde Mental, que é o único em funcionamento no estado.
A VI Regional tem proporcionalmente ao número de municípios a maior cobertura de CAPS 1. Porém ainda temos que buscar novos equipamentos para dar conta das demandas que já existem, como CAPS AD, CAPS i e atendimento 24 hs!
Já avançamos bastante, mas temos muito ainda a buscar.
Quero aqui colocar o agradecimento aos Secretários Municipais de Saúde que Contribuiram para que esse evento fosse realizado:  Dr. Adilson (Arcoverde), Anne (Custódia), Cristiane (Ibimirim), Suelene (Inajá) Alexandro (Jatobá) Manari, Guilherme (Pedra), Rosana (interinamente- Petrolândia), Marco (Sertânia), Rodrigo (Tacaratu) e Ademar (Venturosa)

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Sanitaristas: sai resultado da avaliação curricular

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou, nesta quarta-feira (16/11), o resultado da avaliação curricular da seleção pública simplificada para a contratação temporária de 13 sanitaristas para atuar nas sedes das 11 Gerências Regionais de Saúde (Geres).
Os candidatos, que se sentirem prejudicados com a nota da avaliação curricular, podem entregar solicitação de recurso, a partir desta quinta-feira (17/11) até o dia 21 de novembro, conforme divulgado no EDITAL. O resultado dos recursos e da convocação para realização da avaliação técnica será divulgado no dia 25 de novembro.  O resultado final será publicado, no dia 21 dezembro, no Diário Oficial.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ECOSAM- Encontro dos Coordenadores Municipais de Saúde Mental de Pernambuco!

Acontece nos dia 17 abertura no Auditório da AESA a partir das 14 hs

Informatização e Telessaúde Brasil – Redes na Atenção Básica

O componente Informatização e Telessaúde Brasil Redes na Atenção Básica no âmbito do Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde e do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes visa ampliar a resolutividade da Atenção Básica e promover sua integração com o conjunto da rede de atenção à saúde, além de desenvolver ações de apoio à atenção à saúde e de educação permanente das equipes de atenção básica, através da oferta de teleconsultoria, segunda opinião formativa e telediagnóstico.

O Telessaúde Brasil Redes na Atenção Básica deverá ser estruturado na forma de uma rede de serviços parceiros, com a criação de projetos intermunicipais ou regionais, geridos de maneira compartilhada, com a possibilidade de participação das secretarias estaduais de saúde, instituições de ensino e serviços de saúde.
O recurso do incentivo para execução de cada projeto poderá ser utilizado para aquisição ou aluguel de equipamentos e softwares, pagamento de pessoal, produção de materiais, custeio de serviços, garantia de conectividade, implantação de núcleo de telessaúde e outras despesas de custeio relacionadas aos objetivos do programa e indicadas no projeto.
Os municípios e estados devem apresentar Projetos de Informatização e Telessaúde Brasil Redes na Atenção Básica, compostos das ações, metas e responsabilidades. O conteúdo, informações e definições que devem constar em cada projeto poderá ser visualizado no Manual Instrutivo disponível neste site.
Os municípios e estados deverão enviar seus projetos ao Ministério da Saúde até o dia 15 de novembro de 2011, para repasse financeiro em 2011 e entre o dia 16 e o dia 30 para repasse financeiro em 2012. Posteriormente devem apresentar os projetos à CIB ou Colegiado de Gestão da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Os projetos para informatização das UBS e implantação do Telessaúde Brasil Redes na Atenção Básica terão valores máximos dependentes do número de Equipes de Saúde da Família que serão contempladas em cada projeto.
Dentro em breve estará disponível na página do DAB espaço para inscrição on line dos projetos

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Saiu!!! Edital de Seleção Simplificada do Programa Mãe Coruja!

A VI GERES abrirá na segunda dia 14  o4 vagas!

PORTARIA CONJUNTA SAD/SES nº 130 , DE 10 DE NOVEMBRO DE 2011.

O Secretário de Administração e o Secretário de Saúde, tendo em vista a autorização contida no Decreto nº 37.382, de 09 de novembro de 2011 e o Ad Referendum nº 89/2011, de 09 de novembro de 2011 da Câmara de Política de Pessoal,

RESOLVEM:

I.      Abrir Seleção Pública Simplificada para a contratação temporária de 62 (sessenta e dois) profissionais de nível superior nas áreas de saúde ou educação ou ciências sociais, previstos no Anexo I do Edital, observados os termos da Lei nº 10.954/93, e suas alterações, e da Lei Complementar nº 49/2003.

II.      Determinar que a seleção pública de que trata o item anterior será realizada para atender à situação de excepcional interesse público da Secretaria de Saúde, e terá validade de 24 (vinte e quatro) meses prorrogável por até igual período, a contar da homologação do resultado final, publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco.

III.    Instituir a Comissão Coordenadora do certame, responsável pela elaboração das normas e pelo acompanhamento da execução do processo seletivo, ficando, desde já, designados os seguintes membros, sob a presidência da primeira:

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ampliação do Programa Mãe Coruja no Estado!

Programa foi apresentado durante café da manhã no Palácio do Campo das Princesas

O governador Eduardo Campos apresentou o Programa Mãe Coruja para prefeitos de oito municípios do Interior de Pernambuco, na manhã de hoje (08/11), no Palácio do Campo das Princesas. Cada cidade implantará um Canto Mãe Coruja, com dois profissionais de nível superior responsáveis pelo cadastramento e acompanhamento de gestantes e crianças menores de cinco anos.

As cidades que implantarão o programa ainda este ano são: Casinhas, Condado, São Vicente Ferrer, Jaqueira, Riacho das Almas, Mirandiba, Terra Nova e Iguaracy. Com a integração desses municípios, o Mãe Coruja passa a funcionar em 103 cidades.
Ainda participaram do evento, o vice-governador João Lyra, a primeira-dama do Estado e coordenadora do Conselho Consultivo Programa Mãe Coruja, Renata Campos, a secretária executiva de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Tereza Campos, além dos gerentes de cinco Regionais de Saúde.
 
Com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil e materna, cuidando de forma integral das gestantes e crianças menores de cinco anos, o Mãe Coruja foi lançado em outubro de 2007, no Sertão do Araripe, região que apresentava os piores índices de mortalidade infantil e materna. Entretanto, no período de 2006 a 2009 a redução da mortalidade infantil foi de 10% no Estado. Quase 20 mil crianças são assistidas
Atualmente, o programa conta com 64.310 mulheres cadastradas, sendo 5.961 gestantes, e acompanha 19.746 crianças. Entre os estímulos aos cuidados com a saúde, 38.722 kits do bebê foram entregues às gestantes que realizaram seis ou mais consultas de pré-natal. O Mãe Coruja ainda possibilitou a emissão de 3.358 documentos, entre carteiras de identidade e registros civis.
O Canto Mãe Coruja é um espaço de acolhimento onde as gestantes são assistidas e encaminhadas para ações em diversas áreas, trabalhando de forma integrada três eixos: Saúde, Educação e Desenvolvimento, e Assistência Social. Atualmente, o Programa conta com 190 profissionais trabalhando nesses Cantos.

 

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PMAQ VI GERES!!!!

Já fui informada que Jatobá e Petrolândia já resolveram suas pendências e completaram a adesão! Parabéns!

Outros informes da PMAQ!

Os municípios que seguem abaixo (totalidade 21), não realizaram a liberação das equipes para cadastro e adesão, passos fundamentais para conclusão do processo. Confiram e qualquer dúvida a equipe estadual está à disposição para resolução das dúvidas!Orientação sobre o problema de cadastrar as equipes parametrizadas:

Em virtude de ter sido implementada uma regra na versão 2.5.50 SCNES onde exige a inclusão do ACS - Agente Comunitário de Saúde nas equipes de EAB, os gestores não estão conseguindo criar as novas equipes de acordo com o que prevê o PMAQ. Dessa forma, estamos adotando a seguinte estratégia para evitarmos que os gestores/equipes seja prejudicados: os gestores que fizerem localmente o cadastro das novas equipes EAB e gerarem o relatório de inconsistência precisam fazer um print screen da tela e enviar para o seguinte e-mail: elizabeth.freitas@saude.gov.br. Desse modo, o Ministério da Saúde poderá acompanhar todos que antes do prazo para a adesão ao PMAQ tentaram e não conseguiram incluir suas equipes. O Ministério da Saúde também informou que estão providenciando uma nova versão no SCNES para a correção dessa critica.

PMAQ- Correção- Novo prazo!

Devido aos problemas ocorridos no Portal do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) o Ministério da Saúde prorrogou o prazo para cadastramento até 07/11/11 e para envio da documentação até 11/11/11.