Páginas

sábado, 4 de junho de 2011

Implantação do Programa Minha Certidão na VI GERES

   O Governo do Estado de Pernambuco desenvolveu através da ATI (Agencia de Técnologia) um sistema que possibilita a interligação das maternidades aos cartórios municipais, com isso as crinças nascidas nas maternidades com o sistema inplantado já sairão  com o Registro Civil. Assim após a apresentação do programa na ultima reunião do CGR, também realizada reunião com os Gerentes dos hospitais municipais, durante a semana que passou Telma Costa (SES-Saúde da Criaça) Andreane (At. Básica-VI GERES) e Raquel Neposiano (Coordenação Técnica - VI GERES) estivemos visitando todas os municípios. 
   O intuito da visita foi conhecer as maternidades, verificar os possíveis espaços, a necessidade de adequações e tirar possíveis dúvidas para a implantação do programa. O próximo passo é com as salas devidamente preparadas, em sua maioria junto ao alojamento conjunto (para facilitar o acesso dos pais), os equipamentos que todas irão receber deverá estar chegando, a previsão é que ao final de julho todas as salas estejam equipadas. Os municípios receberão: Computador, impressora, mesa, cadeiras e um armário. 
                          Sala equipada, Cartório interligado, Certidão emitida!!
Durante nossas visitas, tivemos a oportunidade de receber os nossos novos moradores - em Ibimirim chegamos na hora que um belo rapaz estava nascendo!
   É preciso lembrar também que a partir do momento que as certidões de nascimento estiverem sendo realizadas nas maternidades as Equipes de PSF serão parceiros fundamentais do êxito desse programa, durante o Pré-Natal a família deverá ser esclarecida sobre os documentos necessários , as quais deverá levar para a maternidade, assim como a escolha do nome do filho, para que seja rápido e sem problemas o processo de registro. Durante a visita também passamos nas salas de vacina do hospital, onde todos já receberam e disponibilizam aos recém nascidos a Caderneta da Criança, assim como também  o Teste do Pezinho!!!
                   Parabéns aos 13 Municipios de Nossa Regional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário