O Ministério da Saúde lançou a nova edição do projeto VER-SUS Brasil (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil). O programa tem a finalidade de promover o contato e aproximar acadêmicos da realidade nos serviços da rede pública de saúde. Até 2014, o VER-SUS Brasil levará dez mil alunos de graduação para vivenciar a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) em diversos municípios do Brasil.
O programa atenderá estudantes das áreas de medicina, enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, educação física, fisioterapia e saúde coletiva, entre outras. É uma iniciativa que aumenta os espaços de contato e provoca o crescimento contínuo. Permite mudanças nas graduações, vai estimular um maior apoio à extensão, incentivar a participação popular e fomentar que a crítica e a discussão sobre a prática façam parte do dia a dia dos serviços e também apoiar novas formas de pensar nas universidades. Ao estimular a participação dos estudantes no programa, o Ministério da Saúde pretende garantir uma experiência integrada dos diversos setores do SUS, fugindo do isolamento de estágios restritos às áreas vinculadas ao exercício de cada profissão.
O foco das vivências serão as Redes de Atenção à Saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes e dos sistemas municipais e regionais de saúde.
Esse cenário deverá ser construído considerando o Decreto Nº 7.508/2011 e alguns conceitos trazidos nele e pelas políticas prioritárias construídas pelo Ministério da Saúde em parceria com CONASS e CONASEMS:
Região de SaúdeO programa atenderá estudantes das áreas de medicina, enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, educação física, fisioterapia e saúde coletiva, entre outras. É uma iniciativa que aumenta os espaços de contato e provoca o crescimento contínuo. Permite mudanças nas graduações, vai estimular um maior apoio à extensão, incentivar a participação popular e fomentar que a crítica e a discussão sobre a prática façam parte do dia a dia dos serviços e também apoiar novas formas de pensar nas universidades. Ao estimular a participação dos estudantes no programa, o Ministério da Saúde pretende garantir uma experiência integrada dos diversos setores do SUS, fugindo do isolamento de estágios restritos às áreas vinculadas ao exercício de cada profissão.
O foco das vivências serão as Redes de Atenção à Saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes e dos sistemas municipais e regionais de saúde.
Esse cenário deverá ser construído considerando o Decreto Nº 7.508/2011 e alguns conceitos trazidos nele e pelas políticas prioritárias construídas pelo Ministério da Saúde em parceria com CONASS e CONASEMS:
Portas de Entrada
Mapa da Saúde
Redes Temáticas (Cegonha, Urgência , Psicossocial, Oncologia)
RENASES e RENAME
PMAQ/PNAB
Os estágios e vivências no SUS propiciam aos estudantes a experimentação de um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de redes e sistemas de saúde. O trabalho na saúde é entendido como dispositivo educativo e espaço para desenvolver processos de luta dos setores no campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ética e politicamente com as necessidades de saúde da população. O projeto VER-SUS/Brasil pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. Assim, a proposta do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, com a Rede Colaborativa de Governo/UFRGS, com a UNE, com os gestores municipais, e com outras entidades está propondo retomar em grande escala os estágios e vivências no SUS para que estudantes universitários dos diversos cursos com atuação na saúde vivenciarem a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Estudantes universitários interessados em participar dessa experiência de vivência no cotidiano do SUS. O projeto não se destina exclusivamente aos estudantes de graduações da área da saúde porque o campo da saúde coletiva e a construção do SUS no Brasil necessitam das mãos de profissionais das diversas áreas do conhecimento.
COMO REALIZAR?
As regiões e municípios que participarão das edições dos estágios deverão demonstrar interesse nessa parceria através da adesão ao projeto junto ao Ministério da Saúde e seus parceiros.
Para viabilização da realização dos estágios de vivência nos diversos estados brasileiros, diversas locorregiões, diversas redes de atenção, estão sendo convidadas as IES, municípios e/ou colegiados de gestão regional do SUS para aderirem ao projeto para realização dos estágios de vivência.
A participação será formalizada mediante Termo de Adesão que registrará o conjunto de compromissos assumidos entre as partes para viabilização da vivência. Os Termos serão validados pelo Ministério da Saúde sendo que o mesmo acompanhará o desenvolvimento deste projeto. Os demais atores fundamentais para realização do VER-SUS são os estudantes, trabalhadores, gestores, docentes, movimentos sociais e outros interessados, que deverão compor uma comissão local/regional/estadual de organização do VER-SUS em cada território.
Portanto, se você estiver interessado em ajudar a organizar um estágio de vivência na sua região, procure seus parceiros, gestores da saúde, trabalhadores de saúde, estudantes, docentes, IES, movimentos sociais, movimento estudantil, e comece a organizar uma comissão de organização do VER-SUS.
A UNE e a Rede Unida serão parceiros que ajudarão na mobilização dos estudantes, docentes e IES.
Os COSEMS de muitos estados já são parceiros para mobilização dos municípios e gestores municipais da saúde.
Outros parceiros estão sendo convidados para fazerem parte dessa rede que viabilizará a realização do VER-SUS/Brasil e em breve divulgaremos aqui nesse espaço.
Portanto, você é nosso convidado para ajudar a fazer o VER-SUS acontecer na sua região!
Acesse o site: http://versus.otics.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário