Páginas

terça-feira, 29 de outubro de 2013

II Semana do Bebê de Arcoverde III Semana Mãe Coruja Cuidando da Criança!

A II Semana do Bebê de Arcoverde e a III Semana Mãe Coruja Cuidando da Criança começou nesse 27 de outubro (domingo) e segue até dia 1o de Novembro.
 
Porém, a abertura oficial acontece nessa segunda-feira (28), às 19h, no Teatro do Sesc com recepção e Conferencia Magna sobre o tema:“O Desenvolvimento Infantil e as  Repercurssões  na Primeira Infância”.   
 
A conferencia será Ministrada pelo Professor Dr. Claudio Soriano  da Universidade Federal de Alagoas e Gerente da Superintendência da Criança/Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos de Alagoas e deverá contar coma presença de autoridades locais e estatudais.

Durante quatro dias, Arcoverde se montará em diversos palcos para receber palestras, oficinas e uma série de eventos voltados a saúde, assistência social, educação e os cuidados com os bebês, que acontecem simultaneamente, numa interação entre a Prefeitura, Unicef, Sanofi, Governo do Estado e outras entidades.

Nessa terça-feira (29), outro destaque é quando a prefeita Madalena Britto passa as chaves da cidade ao bebê prefeito (primeira criança que nascer no dia), às 9h, na maternidade do Hospital Regional Ruy de Barros Correia.

 Histórico - A Semana do Bebê visa a garantia de uma política pública e que, busca até 2015 cumprir com os objetivos do milênio. Meta que foi traçada desde 2000, por dirigentes do mundo inteiro, em uma reunião de cúpula em Londres.  A pauta desse encontro foi encontrar estratégias de sobrevivência para o mundo. 87 países estiveram nesse encontro, entre eles o Brasil.
 
Dentre as metas traçadas pode-se destacar: educação Básica de Qualidade para todos; redução da mortalidade Infantil; melhoramento na saúde das Gestantes e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
 
Desde a 1º Edição do selo em 2005, o UNICEF tem contribuído com os municípios, através de acompanhamento periódico e assim, tem levado os municípios a cumprir com a agenda do milênio.
 
 
Veja a programação completa:

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Divulgando Evento - Morte Materna e Cesariana

Estamos divulgamos um importante evento sobre Morte Materna e Cesariana, que ocorrerá na Escola Nacional de Saúde Pública no dia 24 de outubro às 14:00h a realizar-se no Salão Internacional, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca  - ENSP/ Manguinhos, RJ  e contará com a presença da palestrante: Marie-Hélèna Bouvier -Colle (Membro do Conselho de Saúde Pública da França e pesquisadora emérita do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm).
Para os que estão fora do Rio, ele pode ser acompanhado no endereço http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos pois haverá tradução simultânea da conferência.

Maiores informações:

Nos fones: (81) 3184-0570 / 3184-0488 / 3184-0569

V Encontro Estadual da RedeNUTES vai debater os avanços e desafios da telessaúde em Pernambuco



Estão abertas as inscrições para o V Encontro Estadual da Rede de Núcleos de Telessaúde de Pernambuco (RedeNUTES) que acontece nos dias 28 e 29 de novembro em Gravatá, Pernambuco. O objetivo do evento é discutir os avanços e impactos da telessaúde para a melhoria do sistema público de saúde, além de mostrar as ações desenvolvidas pela RedeNUTES e os desafios para sua expansão em Pernambuco.

Realizado anualmente pelo Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES-UFPE) - responsável pela coordenação da RedeNUTES - o encontro é voltado para gestores, profissionais de saúde, estudantes, pesquisadores e interessados na área de atenção primária e telessaúde, além de promover a interação entre parceiros municipais, estaduais e nacionais.

O Encontro Estadual apresenta um balanço do que foi realizado pela RedeNUTES ao longo do ano de 2013: indicadores e resultados, parcerias, serviços, destaques, novidades e as expectativas para o próximo ano. A programação do evento conta com uma série de atividades acontecendo simultaneamente como oficinas, tutoriais, estudos de caso, apresentações orais, painéis e pôsteres.

Uma das novidades este ano é o tutorial de fotografia clínica, que pretende apresentar os fundamentos básicos da fotografia para documentar de forma mais adequada imagens que possam ser utilizadas no auxílio ao diagnóstico. Além disso, serão realizados novamente os tutoriais em teleassistência e tele-educação, que mostram o funcionamentos dos recursos e ferramentas de telessaúde ofertados pela RedeNUTES.

Como nas edições anteriores do encontro, os participantes poderão submeter trabalhos científicos e apresentar experiências em Atenção Primária, Estratégia Saúde da Família, Programa Saúde na Escola e Telessaúde.

Mais informações sobre a programação, local do evento e como se inscrever e submeter trabalhos, clique aqui

Frente Pernambucana: SEEPE participará de audiencia pública