Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Mais recursos do Ministério da Saúde para municípios da VI GERES!

Duas portarias recentes beneficiam municípios da VI Região de saúde.   
A PORTARIA Nº 289, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2012, onde Credencia os Municípios a receberem o incentivo às ações de Saúde Bucal, no âmbito da Estratégia Saúde da Família, onde Sertânia foi um dos cinco contemplabdos de Pernambuco e a PORTARIA Nº 288, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2012
Credencia Municípios a receberem os incentivos às estratégias de Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família, contemplando...

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Saúde Mental na VI GERES!

Voltando as atividades o Colegiado Regional da VI GERES, teve sua 1ª reunião nesta sexta-feira dia 24, mesmosendo pós Carnaval, hove boa participação dos municípios e a presença da GASAM (Gerencia de Saúde Mental- Secretaria Estadual de Saúde) com Leila, que é o apóio de nossa regional.
Durante a reunião foram desenhadas novas propostas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Representação da VI Região de Saúde no Seminário Minha Certidão.

Nos dia 14 e 15 de fevereiro em Gravatá, representantes das maternidades municipais e cartórios participaram de um Seminário do Programa Minha Certidão. esse programa quando estiver implantado nos municípios facilitará o Registro Civil de nascimentos das crianças, pois já sairão das maternidades devidamente registrados, por conta da interligação das matrnidades com os Cartórios.
A VI Região esteve presente com Andreane Almeida representando a  VI GERES e pelos representando os municípios:

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Encontro do Programa Mãe Coruja em Garanhuns com surpresa para a grupo da VI GERES!

                Nosso encontro aconteceu nos dia 14 e 15 agora, estávamos a V a VI e a X GERES, reunidos para receber os novos profissionias e definir metas para esse ano.
A surpresa que aconteceu para nosso grupo da VI GERES, foi o fato de Karinne, profissional do Canto Buique, que chegou para o encontro na segunda-feira (dia 13) com fortes dores, (onde havia sido diagnosticado crise ovariana), no dia 14, por solicitação da equipe do Programa à Emília do Hospital Dom Moura, encaminhou Karinne para uma consulta nesse hospital ainda pela manhã. Para nossa surpresa, logo após o almoço, soubemos que Karinne estaria sendo submetida a uma cirurgia de apendicite!
Bem, apesar do susto para ela, e para todos, a cirurgia foi um sucesso, ela foi muito bem atendida, a equipe da cirugia muito competente, deixamos assim, sob os cuidados de sua mãe.
Já na quinta-feira teve e está em casa.
Melhoras querida!

Confira as fotos do Encontro!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PROVAB - PROCESSO DE ADESÃO FOI PRORROGADO novamente

MUNICÍPIOS
O PRAZO PARA FINALIZAR O PROCESSO DE ADESÃO FOI PRORROGADO DIA  14 ATÉ O DIA 17 DE FEVEREIRO DE 2012. INFORMAMOS QUE OS MUNICÍPIOS QUE NÃO FINALIZARAM O PROCESSO DE ADESÃO NÃO PODERÃO SER ESCOLHIDOS PELOS PROFISSIONAIS.

OS PROFISSIONAIS TERÃO DO DIA 16 ATÉ 26 DE FEVEREIRO DE 2012 PARA REALIZAR A CONFIRMAÇÃO DE SUAS INSCRIÇÕES. SERÁ NECESSÁRIO ENTRAR NO SISTEMA E REALIZAR A OPÇÃO PELOS PERFIS E MUNICÍPIOS.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Aldeia Pankaiuká em Jatobá recebe visita do Programa Mãe Coruja!

A Aldeia indígena Pankaiuká recebeu a visita da Técnica Izabela Cunha neste dia 09/02, no intuito de facilitar o acesso das gestantes indígenas ao Programa.
Foram realizados cadastros e uma conversa com essas gestantes sobre o acompanhamento do Programa.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

NENHUMA PERNAMBUCANA SEM DOCUMENTOS EM PEDRA

No período de 31 de janeiro a 2 de fevereiro houve a formação de Educadores Sociais em Pedra, que é a 1ª etapa da Ação Nenhuma Pernambucana sem Documentos. A 2ª etapa dessa ação, quando ocorre a emissão de documentos para a população, acontecerá no dia 19 de abril.

Participaram do evento: articulador e equipe do Canto Mãe Coruja de Pedra, participantes do Círculo de Educação e Cultura do Programa Mãe Coruja, profissionais da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Ação Social (CRAS/CREAS), da Secretaria de Educação, do Conselho Tutelar, da Pastoral da Criança, da Coordenadoria da Mulher e também mulheres cadastradas no Programa Mãe Coruja Pernambucana.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Mens Sana na CIR!

Em nossa reunião de gestores da Saúde dos 13 municípios da VI Região que aconteceu hj dia 07 no auditório da GERES, houve uma apresentação sobre o Mens Sana- Centro de Reabilitação Psicomotora, da Fundação Terra, que está atendendo a nossa região, foram apresentadas a missão da instituição e os serviços disponíveis:
SERVIÇO MÉDICO: NEUROLOGIA, FISIATRA, ORTOPEDISTA.
Assim como, serviços de : ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA, PSICOLOGIA, ASSIS. SOCIAL, TERAPIA OCUPACIONAL, NUTRIÇÃO.
Uma nova estrutura quevem oferecer serviços que nossa população só tinha acesso fora de Arcoverde, parabéns a Fundação Terra!

Parabéns a Custódia!

Aconteceu nesse fim de semana a inauguração da Primeira Unidade de Saúde da Família padronizada de acordo com a nova Portaria do Ministério da Saúde (2838 de 1º de dez 2011) em nossa Região de Saúde!

Guia de Sinalização das Unidades e Serviços do SUS

Foi publicada, no dia 1º de dezembro, a Portaria 2.838 do Ministério da Saúde, que padroniza a programação visual para as Unidades de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo é uniformizar, nas áreas internas e externas das Unidades de Saúde, as marcas nacionais do governo. As unidades já em funcionamento terão 180 dias, a contar da data da publicação, para se adequarem à programação visual instituída.
Acesse o Guia de Sinalização das Unidades e Serviços do SUS.
 

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Mãe Coruja VI GERES - Seleção!

Duas novas profissionais já fazem parte do quadro de técnicos do Programa Mãe Coruja!
Michelle Novaes 1º lugar na seleção, assume junto a Josevãnia o canto de Manari!
E Debora Bandeira 2º lugar, juntamente com Marília estarão desenvolvendo as atividades no canto de Custódia!
Sejam Bem Vindas!

Instrutivo de orientação para a liberação de incentivo financeiro para reformas de UBS

Instrutivo de orientação para a liberação de incentivo financeiro para reformas de UBS

Informamos que já está disponível no site do Programa de Requalificação de UBS o Instrutivo de orientação para a liberação de incentivo financeiro do Programa de Requalificação de Unidade Básica de Saúde (UBS). Este Instrutivo foi desenvolvido pelo Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS) com o objetivo de orientar os municípios habilitados na portaria 2.814 de 29 de novembro de 2011 no recebimento do incentivo financeiro do componente reforma.
O Ministério da Saúde através do Programa de Requalificação das UBS visa contribuir para estruturação e o fortalecimento da Atenção Básica e para a continuidade da mudança do modelo de atenção à saúde no País, propondo que a melhoria da estrutura física da UBS seja facilitadora para a mudança das práticas das Equipes de Saúde.
Acesse o Instrutivo clicando aqui.