Páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

I Semana do Bebê de Arcoverde e II Semana Mãe Coruja Cuidando da Criança



Gestores públicos e sociedade mobilizados para assegurar o desenvolvimento saudável da criança em seus primeiros anos de vida.

Arcoverde- 19 de outubro de 2012 – Entre os dias 21 de outubro a 26 de outubroacontece a I Semana do Bebê de Arcoverde e II Semana Mãe Coruja Cuidando da Criança. A iniciativa é uma realização da prefeitura Municipal de Arcoverde e do Governo de Pernambuco (Secretarias de Saúde e da Criança e da Juventude).
Parcerias estratégicas: Fundo das Nações unidas para a Infância (UNICEF) e SANOFI; Câmara de Vereadores; SESC; Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA); Associação Empresarial e Comercial de Arcoverde - ACA; Lions Clube; Fundação Terra; Pastoral da Criança; Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde; Associação dos Músicos do Futuro (AMUSA); UNIMED (ARCOVERDE); Rede Estadual Primeira Infância de Pernambuco; Universidade Federal Rural de Pernambuco; Universidade Federal de Pernambuco; Prefeituras de Campina Grande (PB), Arapiraca, Teotônio Vilela e Junqueiro (AL), Ibimirim, Petrolândia, Sertânia e Venturosa (PE).
A população em geral (adultos e crianças), os gestores e profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social e as instituições integrantes do Sistema de Garantia de Direitos poderão participar das atividades, que foram pensadas tendo como eixo central o direito ao cuidado integral a todas e a cada criança, a cada gestante e às suas famílias.
Para tal, uma especial rede de parceiros governamentais e não governamentais foi mobilizada visando desenvolver uma série de ações, que acontecerão simultaneamente, em formatos de conferências, palestras, troca de experiências, mesas redondas, oficinas, atividades lúdicas, assistenciais, educativas, artísticas e culturais.
A programação científica, com a participação de reconhecidos especialistas na área de desenvolvimento infantil, é uma oportunidade de atualização de conhecimentos, de reflexão sobre as práticas das equipes e para a consolidação de políticas públicas que venham a assegurar que os direitos da primeira infância sejam cumpridos, respeitados e protegidos. 
Com o apoio do Programa Criança Saudável, Criança Feliz, uma iniciativa internacional do Grupo Sanofi, o UNICEF apoiará nos próximos 03 anos a realização da Semana do Bebê em municípios do Estado de Pernambuco, inscritos no Selo UNICEF Município Aprovado e integrantes do Programa Mãe Coruja, que envolve sete secretarias estaduais de Pernambuco. O município de Arcoverde será o primeiro a participar da Semana do Bebê – Todos juntos pela primeira infância.

A Semana do Bebê em Arcoverde inclui uma variedade de ações. As gestantes poderão aprender exercícios físicos na piscina, que contribuem para preparar o corpo para a gravidez, além de participar de um café da manhã com orientações de nutricionistas para assegurar uma alimentação saudável durante a gestação. Haverá palestras sobre aleitamento materno, campanha de conscientização para controle da dengue, aulas com orientações para profissionais de saúde, educadores e assistentes sociais sobre diferentes temas, como importância do teste do pezinho e da vacinação, humanização do parto, direitos da criança, entre outras, além de saraus de poesia, apresentação de peças de teatro, etc.
Entre as ações lúdicas, as crianças poderão levar seus brinquedos – bonecos e bonecas - para “passar por uma consulta médica” no Hospital dos Brinquedos. Ao chegarem ao hospital, a garotada levará seus brinquedos para serem “atendidos” por funcionários voluntários da Sanofi, que irão brincar com as crianças e estimular a importância do cuidar. No final da “consulta”, a criança ganha uma “receita médica” recomendando gotas de carinho e atenção diariamente, que deve ser colocada em prática nos momentos de brincadeira. 
Semana do Bebê
A Semana do Bebê teve início em Canela, RS, onde é realizada anualmente há 12 anos. Reconhecendo essa boa prática, o UNICEF se dispôs a divulga-la, incentivando centenas de municípios a desenvolver sua própria Semana do Bebê. Ela já ultrapassou a fronteira do Brasil, chegando aos países como Portugal, Argentina e Uruguai.

Mais informações
Carolina Rezende: Telefone: 61 3035 1963
Alexandre Amorim: E-mail: aamorim@unicef.orgTelefone: 61 3035 1947
Lucas Cardim: E-mail: lucascardim@gmail.comTelefone: 87276689

Nenhum comentário:

Postar um comentário