Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

SES discute reforma psiquiátrica em Brasília

A partir desta terça-feira (09/08), representantes da Gerência de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde (SES) participam do Colegiado Nacional de Saúde Mental, em Brasília. O evento, que segue até quinta-feira (11/08), reúne os setores diretamente envolvidos com o tema e será marcado pelo lançamento do Relatório da IV Conferência de Saúde Mental.
Desde a década de 90, o Ministério da Saúde adotou um modelo de política de saúde mental, baseado em serviços de base comunitária, que oferece cuidados à população articulando os recursos existentes na comunidade. O modelo é formado pela rede de serviços dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Centros de Convivência e Cultura e o Programa de Volta para Casa.
Ainda durante os dias do evento haverá comemoração pelos 10 anos da Lei de Reforma Psiquiátrica, lei 10.216, e oficinas de Pro-Residência de Saúde Mental.
Reforma Psiquiátrica - Amparada pela lei 10.216, a Reforma Psiquiátrica é um conjunto de medidas que visa a mudança do atendimento público em Saúde Mental. Com ela o acesso ao tratamento, direitos e liberdade do paciente são respeitados, priorizando o convívio com a família e a sociedade, no lugar do isolamento dos hospitais pisiquiátricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário