Páginas

sexta-feira, 22 de março de 2013

RedeNUTES e Secretaria Estadual de Saúde promovem seminário para lembrar o Dia Mundial de Luta pela Eliminação do Racismo

No dia 21 de março que é celebrado o Dia Mundial de Luta pela Eliminação do Racismo. Na ocasião, a Rede de Núcleos de Telessaúde de Pernambuco (RedeNUTES), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES PE), irá transmitir o seminário "Racismo, Desigualdades Raciais em Saúde e Políticas Públicas para a Saúde da População Negra".

O intuito é promover uma mesa redonda para discutir a questão do racismo como estruturador de desigualdades sociais, seu impacto na saúde e quais ações estão sendo desenvolvidas para combater os indicadores negativos. As palestrantes convidadas para o seminário são Ana Paula Maravalho, do Observatório Negro, Idalacy Barreto, da Diretoria de Vigilância em Saúde da SES-PE e Miranete Arruda, da Coordenação Estadual de Atenção à Saúde da População Negra da SES PE.

O seminário integra a programação da semana de celebração do Dia Mundial pela Eliminação do Racismo, organizada pela Secretaria Estadual de Saúde. No período de 18 a 22 de março, diversas atividades serão realizadas por todo o estado de Pernambuco com o objetivo de debater a implementação das ações de saúde voltadas à população negra.

Atenção aos prazos do Ministério da Saúde

Informe do Ministério da Saúde

Informamos que as fotos das propostas de Reforma, Ampliação e Construção poderão ser anexadas no período de 06 a 31 de abril de 2013.

Segue a mensagem que será disponibilizada no Sistema:
"Visando dar agilidade ao processo de cadastro das propostas de reforma, ampliação e construção de UBS, as fotos exigidas no ato do cadastro da proposta poderão ser anexadas entre 06 a 31 de abril de 2013. ATENÇÃO! Caso não sejam anexadas as fotos nesse período, as propostas não serão validadas." 

Informamos, ainda, que o Departamento de Atenção Básica –DAB está ciente sobre as dificuldades que os municípios estão encontrando ao acessar os Sistemas do PMAQ e do Requalifica UBS para adesão. Há um congestionamento de acesso e por conta disso, além da lentidão, a sobrecarga está gerando diferentes problemas de inconsistência.  O DAB já está resolvendo os problemas junto ao Núcleo Técnico de informática –NTI/DAB. 

A orientação é que os municípios acessem diariamente os referidos Sistemas, pois os problemas devem ser sanados a qualquer momento.
Atenção ao prazo para cadastro de Propostas de Reforma, Ampliação e Construção de UBS

quinta-feira, 21 de março de 2013

Novas adesões PMAQ

Informamos/lembramos a todos a importância da adesão ao PMAQ, bem como o prazo de encerramento das adesões que será dia 31/03/13.

Os municípios que participaram anteriormente também precisam realizar a nova adesão, pois trata-se da recontratualização.


Vale ressaltar que o CEO, o NASF e o Consultório na Rua também poderão participar dessa nova etapa do PMAQ. As ESF que pretendem ser implantadas também podem ser indicadas no sistema para que quando em funcionamento passem a fazer parte do programa.
Ainda não adereriram ao PMAQ:
IBIMIRIM
INAJÁ
JATOBÁ
SERTÂNIA
TACARATU
TUPANATINGA
VENTUROSA
 

quarta-feira, 20 de março de 2013

VI GERES Comemora o dia da Mulher!



A VI GERES, promoveu de 04 a 08 de março Semana da Mulher com o tema “A MULHER E A BUSCA POR ESPAÇOS E ATITUDES QUE RESGATEM A QUALIDADE DE VIDA – ATITUDES POSITIVAS E VÍNCULOS AFETIVOS SAUDÁVEIS”. Durante a semana foram realizadas palestras, orientações, momento espiritual e cuidados com a beleza, no 1º dia o Gerente Regional, Dr. Alécio Jecem de Araújo Galindo, fez acolhimento das servidoras parabenizando-as pelo seu dia assim como realizou abertura dos trabalhos, foi palestrante abordando o tema “Sintomas e Patologias Cardíacas: Prevenção e Alerta”. Em seguida tiveram palestra com a Enfª. Silvia Renata Remígio com o tema “Saúde da Mulher, relações de gênero e políticas públicas”. nos dias seguintes foi trabalhado Espiritualidade com a presença do Pr. José Inaldo de Carvalho que fez reflexão acerca da “Mulher na sociedade comtemporânea e a importância da Espiritualidade e como ser uma Mulher vitoriosa nos dias de hoje.” Foi visto também os Benefícios da massoterapia com o Massoterapeuta Cleyton Sousa, e Catarina Cursino Mesquita que finalizou com o tema “A mulher e sua auto estima”, também houve sorteios de brindes com a colaboração dos logistas locais (VI GERES, Boticário, Kalango Jóias, Fraga, Phytofármaco, Zxn clothing, Alleanza, Mãe Coruja com Raquel Neposiano, Blosson com Mário e Vânia, Galba Silvana, Bernadete Alves, Gilzete Modas, Natura e Avon com Eunice, Mayson Grift Risoleide, Ziza Cabelereira, Katiussa, Mary Kay com Andreane Almeida e Catarina Cursino).                        Confira     as   fotos!

domingo, 10 de março de 2013

Prefeios e Secretários municipais de Saúde na VI GERES!

 Aconteceu ontem pela manhã (09/03) uma audiência pública no Auditório da VI GERES, estavam presentes o Secretário Estadual de Saúde e os prefeitos dessa Regional, assim como outras autoridades. No encontro o Secretário estadual Antônio Carlos Figueira apresentou os indicadores de saúde do Pacto pela vida, que também é monitorado pelo governador. Destaque para o Prefeito de Petrolândia Lorival Simões, que fez colocações pertinentes e com o conhecimento dos assuntos de saúde de seu município. Participaram praticamente todos os prefeitos, momento impar na saúde da VI GERES



quinta-feira, 7 de março de 2013

III Macro - Fórum da Atenção Primária

 Está acontecendo nos dias 07 e 08 no Hotel São Cristovão em Serra Talhada, O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, abriu, na noite desta quinta-feira (07/03) o I Fórum Macrorregional de Atenção Primária e Oficina de Acolhimento e Planejamento. O evento, que está sendo realizado em cada macrorregião do Estado, tem o objetivo de discutir a política estadual de fortalecimento da Atenção Primária e o programa de melhoria na qualificação do atendimento da Rede Básica, além de analisar os principais indicadores de políticas e doenças das cidades pernambucanas. Essa etapa contempla a III Macrorregião, que engloba as Gerências Regionais de Saúde (Geres) deArcoverde, Serra Talhada e Afogados.


segunda-feira, 4 de março de 2013

Hanseníase: cura está associada ao diagnóstico e tratamento precoces

Diagnóstico precoce é essencial para o tratamento e cura da hanseníase. Ciente disso, o Ministério da Saúde irá ao encontro de mais de 9,2 milhões de estudantes, de 5 a 14 anos, de escolas públicas, localizadas em municípios com alta carga da doença para avaliar e aumentar o diagnóstico precoce de hanseníase em 800 municípios brasileiros. Para isso, agentes comunitários e profissionais do Programa Saúde da Família foram convocados a visitar regiões de maior incidência de hanseníase em busca de sinais e sintomas da doença.
A campanha “Hanseníase e Verminoses tem cura. É hora de prevenir e tratar”, também deixará os profissionais atentos aos estudantes que já foram diagnosticados pela doença para garantir o acesso ao tratamento e à cura. Os casos suspeitos serão encaminhados à Rede de Atenção Básica de Saúde para confirmação do diagnóstico e início imediato do tratamento.
O coordenador nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Arthur Custódio, reconhece essa ação como um passo fundamental para a disseminação da informação e fim do preconceito. “Essa sensibilização dos alunos é muito importante para a divulgação dos sinais e sintomas. Muitos alunos vão levar informação para suas casas sobre a hanseníase e estimular que os pais e familiares façam o teste. Essa iniciativa é muito importante também para que através da educação a gente diminua o preconceito e ajude a fazer o reconhecimento”, analisa.
Os principais sinais e sintomas da hanseníase são manchas na pele, diminuição ou perda de sensibilidade. As seqüelas mais comuns são atrofias nas mãos e nos pés, além de infecções graves que levam a amputação ou a perda da visão. Mas todos esses problemas podem ser evitados se o diagnóstico e o tratamento forem feitos no início.
Tratamento – O tratamento é feito com uso de medicamentos, que são doados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e distribuídos gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, dura de seis meses a um ano. Também é necessária avaliação mensal feitas nas UBS. Os casos graves podem ser encaminhados para internação hospitalar.
Contágio – A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução crônica causada por um microorganismo que atinge, principalmente, a pele e os nervos das mãos e dos pés. A doença tem um passado de forte discriminação e um triste histórico de isolamento dos seus doentes. Porém, há alguns anos já se sabe que o índice de contágio é baixo e que a informação e o diagnóstico precoce são essenciais.
“A transmissão da hanseníase acontece através da respiração. A pessoa doente, sem tratamento, pode passar para alguém que não tenha proteção no organismo. Mas o contagio não é fácil e o medicamento corta a cadeia de transmissão. Tem tratamento, tem cura”, explica o coordenador.
Academia de Saúde e ex-colônias – A instalação de Academias da Saúde em municípios onde se localizam ex-colônias de hanseníase é uma das iniciativas do Ministério da Saúde para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. As prefeituras de 30 cidades onde existem essas colônias terão prioridade nos pedidos de construção de novos polos do programa, o que corresponderá a um investimento de R$ 4,4 milhões. Nas áreas de ex-colônia também serão verificadas as ações de saúde como a disponibilidade de transporte que viabilize o atendimento e a gestão dos casos mais graves que precisem de atendimento em outros pontos da Rede de Atenção Básica.
“As academias da saúde, além de auxiliar nos processos de melhoria de qualidade de vida para as pessoas com hanseníase, avançam também na compensação desses antigos hospitais colônias que hoje são verdadeiras comunidades”, comenta Arthur.
Verminose – A iniciativa também pretende reduzir a carga das verminoses (parasitas intestinais conhecidos como lombrigas, que causam anemia, dor abdominal e diarreia). Estes parasitas podem prejudicar o desenvolvimento e o rendimento escolar da criança. O tratamento será realizado pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Esta ação também prevê a distribuição de 10 milhões de cartilhas para orientação de professores e estudantes.