Páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

I Semana do Bebê de Arcoverde II Semana Mãe Coruja Cuidando da Criança!


I Semana do Bebê de Arcoverde e II Semana Mãe Coruja Cuidando da Criança



Gestores públicos e sociedade mobilizados para assegurar o desenvolvimento saudável da criança em seus primeiros anos de vida.

Arcoverde- 19 de outubro de 2012 – Entre os dias 21 de outubro a 26 de outubroacontece a I Semana do Bebê de Arcoverde e II Semana Mãe Coruja Cuidando da Criança. A iniciativa é uma realização da prefeitura Municipal de Arcoverde e do Governo de Pernambuco (Secretarias de Saúde e da Criança e da Juventude).
Parcerias estratégicas: Fundo das Nações unidas para a Infância (UNICEF) e SANOFI; Câmara de Vereadores; SESC; Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA); Associação Empresarial e Comercial de Arcoverde - ACA; Lions Clube; Fundação Terra; Pastoral da Criança; Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde; Associação dos Músicos do Futuro (AMUSA); UNIMED (ARCOVERDE); Rede Estadual Primeira Infância de Pernambuco; Universidade Federal Rural de Pernambuco; Universidade Federal de Pernambuco; Prefeituras de Campina Grande (PB), Arapiraca, Teotônio Vilela e Junqueiro (AL), Ibimirim, Petrolândia, Sertânia e Venturosa (PE).
A população em geral (adultos e crianças), os gestores e profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social e as instituições integrantes do Sistema de Garantia de Direitos poderão participar das atividades, que foram pensadas tendo como eixo central o direito ao cuidado integral a todas e a cada criança, a cada gestante e às suas famílias.
Para tal, uma especial rede de parceiros governamentais e não governamentais foi mobilizada visando desenvolver uma série de ações, que acontecerão simultaneamente, em formatos de conferências, palestras, troca de experiências, mesas redondas, oficinas, atividades lúdicas, assistenciais, educativas, artísticas e culturais.
A programação científica, com a participação de reconhecidos especialistas na área de desenvolvimento infantil, é uma oportunidade de atualização de conhecimentos, de reflexão sobre as práticas das equipes e para a consolidação de políticas públicas que venham a assegurar que os direitos da primeira infância sejam cumpridos, respeitados e protegidos. 
Com o apoio do Programa Criança Saudável, Criança Feliz, uma iniciativa internacional do Grupo Sanofi, o UNICEF apoiará nos próximos 03 anos a realização da Semana do Bebê em municípios do Estado de Pernambuco, inscritos no Selo UNICEF Município Aprovado e integrantes do Programa Mãe Coruja, que envolve sete secretarias estaduais de Pernambuco. O município de Arcoverde será o primeiro a participar da Semana do Bebê – Todos juntos pela primeira infância.

domingo, 21 de outubro de 2012

Apoiadores: SES divulga resultado de avaliação curricular


Candidatos podem entrar com recursos contra a avaliação curricular a partir do dia 22

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou nesta sexta-feira (19/10) resultado de avaliação curricular para a contratação temporária de 15 apoiadores institucionais de Educação Permanente da Atenção Primária da SES. Os candidatos, técnicos de nível superior, podem entrar com recursos contra a avaliação curricular a partir do dia 22 de outubro até o dia 24 do mesmo mês.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Encerramento da Oficina da VI GERES

Construção do Plano Regional de Educação Permanente.

Aconteceu nos dia 16 e 17 de outubro no Hotel Cruzeiro- Arcoverde

Terminou agora pela manhã o 2º dia de trabalho da oficina. Foram discutidas as linhas de cuidados através das redes temáticas. Foram consolidadas e sugeridas 50 propostas de qualificação profissional, a rede materno infantil foi a mais robusta das redes, até pela complexidade e importãncia.
Terminou-se a oficina com um sentimento bom de dever cumprido, todos os participantes engajados nos trabalhos deixaram sua  marca na participação.
Ao final da oficina foi apresentada a logo da CIES da VI GERES e aprovada pelos participantes.
VI GERES

Reabertas inscrições do curso técnico em citopatologia

A Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) reabriu, nesta sexta-feira (28/09), as inscrições para o Curso Técnico em Citopatologia, que faz parte do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (PROFAPS) do Ministério Da Saúde (Portaria 3.189/09) em parceria com o Lacen/PE. Veja AQUI a justicativa para a reabertura. Esta será a segunda turma do curso e estão sendo disponibilizadas 30 vagas.
Para realizar a inscrição, acesse o EDITAL. O novo prazo vai até o dia 09 de novembro.

sábado, 6 de outubro de 2012

Outubro Rosa: PE na luta contra o Câncer de Mama

Iniciado nos Estados Unidos, em 1997, e com a adesão do Brasil em 2002, o movimento Outubro Rosa busca chamar atenção do público de que o exame clínico e a mamografia, feitos regularmente, são as formas mais eficientes de conseguir um diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura do câncer de mama. Em Pernambuco, várias entidades de classe estão preparando agendas para lembrar a data e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) está apoiando diversas dessas mobilizações. Entre os eventos, está a Corrida Avon Contra o Câncer de Mama, no próximo dia 21 de outubro, na Avenida Boa Viagem, quando a SES distribuirá folders e bonés.
A Secretaria Estadual de Saúde também está encaminhando ofício para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), estimulando atividades para colocar o assunto na pauta da discussão. “Também queremos divulgar os serviços da rede de atenção ao câncer de mama em todo o Estado, para que os profissionais de saúde saibam para onde deverão encaminhar as mulheres com exame clínico das mamas alterado ou com suspeita de câncer de mama, e para que as mulheres também tenham conhecimento desta rede de serviços para diagnóstico e tratamento”, afirma a coordenadora do Programa de Controle do Câncer de Mama da SES, Rosângela Soares.
Na agenda da SES para discussão do assunto, está a realização do “Dia Estadual de Combate ao Câncer de Colo de Útero” e a “SES/PE no Outubro Rosa”, no dia 26 de outubro de 9h às 13h no auditório da SES. Já o Hospital Barão de Lucena (HBL) haverá palestra de sensibilização, com música e participação de grupo de apoio e auto-ajuda, no dia 24 de outubro. Durante todo o mês, os profissionais da casa irão explicar as mulheres a necessidade do auto-exame e da realização da mamografia. A diretoria avisa que ainda há cerca de 400 vagas para quem deseja fazer o exame neste mês, além das já marcadas. Para a realização do procesdimento, no entanto, é importante lembrar que a paciente precisa comparecer com o formulário SisMAMA devidamente preenchido e assinado por profissional médico e se dirigir ao setor de marcação de consulta da unidade.
CÂNCER DE MAMA – Segundo o MS, indica-se que toda mulher faça, periodicamente, o exame clínico das mamas com um profissional devidamente qualificado. Para mulheres entre 50 a 69 anos de idade (faixa etária de maior vulnerabilidade), a principal estratégia utilizada é a realização do exame clínico das mamas e a mamografia a cada dois anos. Só em 2010, foram mais de 600 casos de câncer de mama no Estado. De 2007 a 2010, foram capacitados 2.165 profissionais médicos e enfermeiros da Rede Básica do PSF de todo o Estado para detecção precoce do câncer de mama.
Em todo Estado, há 65 serviços de mamografia, 183 de ultrassonografia mamária, 19 de punção de mama, 8 de quimioterapia, 5 de radioterapia e 6 de cirurgias oncológicas (veja lista completa AQUI).
CÂNCER DO COLO DO ÚTERO – A SES também tem estimulado a procura das mulheres pelos exames preventivos de câncer do colo do útero. No último mês de setembro, 13 novos laboratórios foram contratados para ampliar a oferta do citopatológico cérvico-vaginal – microflora. Antes, eram 41 laboratórios cadastrados ao SUS em Pernambuco. Por ano, eram realizados 504.742 exames. Com a assinatura dos novos contratos, serão feitos mais 371.472, o que representará uma cobertura de 100%. Isso também agilizará na liberação dos laudos. Ao todo, serão investidos mais de R$ 2,4 milhões para realização dos novos exames. Somados os valores da rede já contratada, o montante total sobe para R$ 5,8 milhões.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

SES lança editais para sanitaristas e apoiadores institucionais

A secretaria Estadual de Saúde (SES) abriu, nesta segunda-feira (01/10), dois processos seletivos para contratação temporária de 55 profissionais. A primeira seleção visa à contratação de 40 sanitaristas para o Projeto Sanar – Programa de Combate ás Doenças Negligenciadas da SES. Confira o EDITAL. As inscrições vão até o dia 15 de outubro.
Já a segunda seleção busca a contratação temporária de 15 Apoiadores Institucionais da Atenção Primária/ Técnicos de Nível Superior. Confira o edital AQUI. O prazo para as inscrições vai até o dia 11 de outubro.
As inscrições poderão ser realizadas via SEDEX, com aviso de recebimento  encaminhado à Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde, situada na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519 Bongi – Recife/PE CEP – 50.751-530, ou presencial nos endereços e horários constante no Anexo VII dos dois editais.