Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Semana do Bebê em Sertânia

A Semana do Bebê em Sertânia deu início no dia 24/10 com uma belíssima passeata pelo centro da cidade com o tema, "BEBÊ FELIZ É BEBÊ SAUDÁVEL" e o seu objetivo maior foi incentivar um novo comportamento em relação às gestantes e os bebês e avaliar as condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece a primeira infância e com essa avaliação melhorar os serviços.
 A prefeita Cleide Ferreira fez a abertura oficial da Semana do bebê oferecendo um delicioso café da manhã. Os bebês fizeram a comissão de frente , seguido palas autoridades do municipio, pelos profissionais
da saude, educação, desenvolvimento social , juventude, do Mãe Coruja, representantes do selo Unicef e da população em geral.
O bebê prefeito nasceu no dia 24/10 e recebeu das mão da Prefeita Cleide Ferreira a chave da cidade e dois padrinhos vereadores. Houve palestras nas escolas municipais sobre a gravidez na adolescencia pelos profissionais da saúde municipal e no canto Mãe Coruja,
Foi realizado a projeção do filme Vida Maria e Palestra sobre o Parto Natural e amamentação.
 No dia 26/10 o CONDECA realizou um encontro na Câmara dos vereadores com todos os seguimentos da sociedade afim de debater e firmar ações em melhoria da primeira infância no município.
 A semana do bebê foi encerrada com uma Noite de Ninar na Praça  da Academia das Cidades com apresentação de músicos, entrega de certificados para as lojas que participaram, um trofeu premiando a
melhor vitrine; sorteios de presentes doados pelas lojas.
Nesta cerimônia foi apresentado o nome do bebê prefeito e o mesmo ganhou dos padrinhos um lindo carrinho de bebê. A semana do bebê fez tanto sucesso que há um projeto de lei que está tramitando na Câmara dos vereadores para que a semana do bebê seja realizada todos os  anos no municipio de Sertânia.

V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Aconteceu hoje no auditório da AESA a V Conferencia Municipal do tema. Foram discutidas as propostas que serão consolidadas em um relatório municipal e também para encaminhar a Conferência Estadual. Estiveram presentes autoridades municipais ou seus representantes. A VI GERES esteve lá com Psicóloga Alessandra representando o Gerente Regional e eu!
Saimos com propostas bem interessantes.
Mas o que mais me chamou a atenção foi a fala do Promotor Público (Carlos Eduardo Seabra) que colocou toda a luta assumida por promotoria e outros órgãos em combate ao crack e em defesa das crianças e adolescentes, e que o ano de 2012 será o da Saúde!!!!

Lembrando a todos!!!

O Encontro Estadual da REDE NUTES será dia 24 e 25 de novembro, entrem no link ao lado e faça a sua inscrição!

Adesão ao PMAQ tem prazo prorrogado!

Aos brasileiro (que deixam tudo para a utima hora!!!!) hoje seria o ultimo dia para a adesão ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica foi prorrogado!
Em função da necessidade de ajustes no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), para permitir a adesão das equipes de atenção básica que se organizam em modalidades diferentes da Estratégia Saúde da Família, o prazo para a adesão e contratualização no PMAQ será prorrogado para o dia 4 de novembro (sexta-feira) para todas as equipes, incluindo as equipes de Saúde da Família. É importante lembrar que para assegurar a homologação das equipes e municípios é fundamental que todas as etapas previstas na fase de adesão e contratualização sejam plenamente realizadas, conforme previsto no item 3.1.6 do Manual Instrutivo do Programa.
A partir do dia 25 de outubro, o CNES estará liberado para que os gestores municipais realizem a atualização no CNES para conformar as Equipes de Atenção Básica que se organizam em modalidades diferentes da Estratégia Saúde da Família, de acordo com as regras de parametrização descritas no item 3.1.4 do Manual Instrutivo do PMAQ.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

13º Antecipado para os Servidores do Estado!

GOVERNADOR ANUNCIA PAGAMENTO DO 13° SALÁRIO
Os servidores públicos estaduais receberam uma boa notícia nesta terça-feira (25). O governador Eduardo Campos e o secretário de Administração, Ricardo Dantas, anunciaram a tabela de pagamentos do 13º salário e a antecipação do mês de dezembro em entrevista coletiva no Palácio do Campo das Princesas. Agora os servidores já podem fazer a sua programação financeira para o final do ano. De acordo com o cronograma, o Governo do Estado fará o pagamento de três folhas salariais (novembro, 13º salário e dezembro) dentro de 30 dias

Comemoração da Semana do bebê em Tupanatinga!

A programação na VI Região de saúde continua.... Tupanatinga já está realizando as atividades com a parceria dos profissionais do Canto Mãe Coruja e as secretarias municipais, com atividades na área urbana e rural!


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

VI GERES no III Encontro Estadual da Rede NUTES.

O III Encontro Estadual da Rede NUTES estará acontecendo em Recife, nos dia 24 e 25 de novembro, as inscrições estão abertas no portal http://www.redenutes.ufpe.br/.
Teremos vários trabalhos de nossa regional, Pedra, Ibimirim e a VI GERES estarão com apresentações garantidas no evento!
Confira o portal e faça sua inscrição que vão até o dia 21 de novembro!

Novidades novíssimas da Atenção Básica!

Publicado no  DOU de hoje (24), a Portaria GM n.2488, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS)

Novidades para os NASF's!

Foi publicada no DOU de hoje (24), a Portaria GM n.2489, que define os valores de financiamento dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), mediante a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, instituídos pela Política Nacional de Atenção Básica

sábado, 22 de outubro de 2011

Secretaria de Saúde abre seleção para sanitaristas

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) abriu inscrições para a seleção simplificada visando a contratação temporária de 13 sanitaristas para atuar nas sedes das 11 Gerências Regionais de Saúde (Geres), em Pernambuco e no Nível Central da SES.
As inscrições seguem até o dia 31 de outubro e podem ser realizadas via Sedex, com documentação endereçada à sede da SES, localizada na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519 – Bongi. A inscrição também pode ser feita de forma presencial nos locais e horários constantes no edital, que pode ser acessado AQUI.
A seleção será realizada em duas etapas: avaliação curricular e avaliação técnica, ambas de caráter classificatório e eliminatório. A remuneração é de R$ 3.662,70.
Para participar da seleção, os candidatos precisam apresentar diploma ou declaração de conclusão do curso superior emitido por instituição oficialmente reconhecida, autorizada pelo órgão competente e comprovante de pós-graduação nas áreas de Saúde Pública/Coletiva, com carga horária de no mínimo 360 horas ou ter experiência comprovada em Gestão de Políticas Públicas de Saúde de no mínimo dois anos ou experiência comprovada em Consultoria em Serviço Público de Saúde de no mínimo dois anos.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Semana do Bebê

Todos os municípios da VI Região de saúde estarão nesse mês com programações ligadas as festividades da criança, a Semana do Bebê é uma iniciativa do UNICEF e o Programa Mãe coruja comprou a idéia incentivando mesmo os municípios que não estão concorrendo ao selo a realizar atividades de educação e saúde e laser. A primeira programação oficial a ser publicada foi a do município de Sertãnia.
A Prefeitura de Sertânia, através das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e Cidadania, realizará em parceria com o Programa Mãe Coruja, a Semana do Bebê de 24 a 27 de outubro. O evento tem como tema, “BEBÊ FELIZ É BEBÊ SAUDÁVEL” e contará com uma vasta programação voltada para as mães e gestantes com palestras, oficinas, seminários e a passeata do Bebê
O objetivo maior do evento é incentivar um novo comportamento em relação às gestantes e os bebês e avaliar as condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece a primeira infância e com essa avaliação melhorar os serviços.
Confira a programação completa:

Reunião da CIR.

Acontece hoje a reunião da Comissão Intergestores Regional, com uma pauta bem extensa, entre os assuntos pactuações sobre projetos da Academia da Saúde dos municípios de Jatobá e Ibimirim, seleção de ACS para Tupanatinga,cursos da CIES Regional.
Após a reunião volto pra contar como foi!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Semana do Servior com Programação no Hospital Regional

CONVITE
Muito nos apraz convidar Vossa Senhoria para participar da I Semana de Valorização do Servidor Público, que o Hospital Regional de Arcoverde irá promover no período de 24 a 27 de outubro do corrente ano, cuja programação segue anexa.

Local: Sala da Cardiologia do Hospital
Programação
PROGRAMAÇÃO - I SEMANA DO SERVIDOR PÚBLICO

Atenção Básica- Requalificação das equipes- Recursos!

Saiu dia 11 de outubro outra portaria que trata de projetos para ampliação e reforma das unidades de saúde para um melhor atendimento da população.
Portaria 2.394!
Divulguem!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ECOSAM - ENCONTRO DOS COORDENADORES DE SAÚDE MENTAL, 2011

O Encontro dos Coordenadores de Saúde Mental de 2011 acontecerá em Arcoverde, será dias 17 e 18 de NOVEMBRO!
Hoje aconteceu a primeira reunião de organização do evento!
Assim que a programação estiver fechada vou postar!

Representação da VI GERES na Conferência Nacional de Saúde!

Na terça, utimo dia foram aclamados os delegados que representarão o Estado de Pernambuco na Conferência Nacional em Brasília( Novembro). Foi eleito entre os trabalhadores Aécio de Tacaratu, usuários- Zezinha de Buique e Neto de Arcoverde e representando os Gestores Raquel da VI GERES, assim como Cârmen de Tacaratu, representando ós povos indígenas de nossa região.Foi um dia de discussões, proposições que só terminou as 21hs!
Conseguimos nesse grupo ter representações de diversos municípios! E assim garantir voz e votos a nossa região


















domingo, 9 de outubro de 2011

Primeiro dia da Conferência Estadual de Saúde marcada por protestos!

A abertura contou com a presença do Ministro Alexandre Padilha e pelo Secretário Estadual de saúde antônio Figueira.

Os discursos foram marcados por protestos verbais e por muitas faixas de repúdio, no entando o Ministro da Saúde conseguiu se fazer ouvir no auditório principal do Centro de Convenções em Olinda.
Nossa Regional está muito bem representada, pelo Gerente Regional Dr. Alécio Jécem e muitos municípios, como a comitiva de delegados de Arcoverde (que faço parte) , os Secretários de Saúde de Tacaratu (Rodrigo) e Venturosa (Ademar) e a representante feminina do grupo Anne de Custódia, temos outros delegados representando Manari, Buique, Jatobá. Até o momento foram os municípios que já encontrei. Mas estamos só começando, na programação a proposta é até as 20hs de hoje!

Mais tarde volto para contar mais!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Dia dos Agentes Comunitários de Saúde!

Quero hoje parabenizar esses profissionais, que são um dos pilares da Atenção Básica, que chegaram antes do Saúde da Família e devido ao êxito do seu trabalho deu início as grandes mudanças nos indicadores, principalmente mortalidade infantil!
Sendo assim desejo que todos continuem firmes e fortes, empenhados, lutando por suas comunidades como sempre!
Parabéns!