Páginas

domingo, 31 de julho de 2011

Monitoramento Mãe Coruja junto com os CRAS!

         Aconteceu no auditório da VI GERES nesse dia 29 (sexta) a reunião de monitoramento do Programa Mãe Coruja. Nessa reunião contamos com a presença de representantes dos CRAS municipais , tivemos a fala de Germana da SEDSDH (Secretaria de desenvolvimento Social e Direitos Humanos) -  A intenção é aproximar ainda mais, as ações do Programa com a Assistência Social municipal.
Além dessa integração tivemos a fala de Cristina Pinheiro que veio reforçar o trabalho que a VI Regional ja vem fazendo de investigar e discutir os óbitos infantis e fetais.
Foi um momento muito construtivo, pois essa integração vem a fortalecer ainda mais os Seminários Integrados que estão ocorrendo nos municípios!

Seminário Integrado- VI GERES

Estão acontecendo Seminários em todos os municípios da VI regional de Saúde, a intenção é avaliar alguns indicadores de saúde e pactuar ações, amanhã estará acontecendo o de Pedra.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Atenção Básica - MS : O mais recente Caderno de Atenção Primária traz os vídeos como novidade.

INFODAB:

    O Caderno de Atenção Primária número 30 sobre Procedimentos Clínicos é o terceiro publicado em novo formato. Faz parte de um conjunto de publicações destinadas principalmente às equipes de Atenção Primária, para auxiliar com informações técnicas e de gestão.

Pacientes serão acompanhados pelo Cartão Nacional de Saúde a partir de 2012

Número de identificação do usuário será utilizado para a realização de procedimentos ambulatoriais e hospitalares no Sistema Único de Saúde

PMAQ-AB - Novidades na Atenção Básica!!!!

Confira a nova portaria:
PORTARIA N.1.654, DE 19 DE JULHO DE 2011
Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e o Incentivo Financeiro do PMAQ-AB, denominado Componente de Qualidade do Piso de Atenção Básica Variável - PAB Variável.

Resultado Final da Seleção Estadual de Sanitaristas e Enfermeiros.

Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou, hoje (19/07), o resultado final da Seleção Simplificada de Sanitaristas e Enfermeiros Sanitaristas. Ao todo, foram classificados 75 profissionais, 58 enfermeiros sanitaristas e 17 sanitaristas. Confira a lista com os aprovados e os locais de atuação:

terça-feira, 19 de julho de 2011

Academia da Saúde! Novidades do MS!

O Programa Academia da Saúde, criado pela Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.

Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato) e organização do planejamento das ações do Programa em conjunto com a equipe de APS e usuários.

As atividades serão desenvolvidas por profissionais de saúde da atenção primária em saúde, especialmente dos Núcleos de Saúde da Família (NASF), podendo ser agregados profissionais de outras áreas do setor público.

Objetivos do Projeto Academia da Saúde:

Seminário Integrado!

Uma nova proposta lançada aos municípios que fazem parte da VI Regional de saúde. Estão acontecendo nos municípios um Seminário de avaliação e de proposições, no intuito de melhorar indicadores não só de saúde...

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Novidades na Atenção Básica II

Portaria GM n. 1599 que, define valores de financiamento do Piso da Atenção Básica Variável para as Equipes de Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal e aos Agentes Comunitários de Saúde, instituídos pela Política Nacional de Atenção Básica.

Novidades na Atenção Básica!

Portaria GM n. 1602 que, define o valor mínimo da parte fixa do Piso de Atenção Básica (PAB), para efeito do cálculo do montante de recursos a ser transferido do Fundo Nacional de Saúde aos Fundos de Saúde dos Municípios e do Distrito Federal, e divulga os valores anuais e mensais da parte fixa do PAB.