Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Saúde Mental tem evento em Ibimirim!

A equipe de Saúde Mental do município de Ibimirim , organizou um evento que envolveu a Secretaria Municipal de Saúde, assim como os usuários do CAPS, o intuito foi de apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos usuários e marcar o dia 18 de maio - Dia Nacional de  Luta Antimanicomial.
 

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nova edição da Revista Brasileira Saúde da Família já está disponível

A nova edição da Revista Brasileira Saúde da Família faz uma avaliação dos últimos oito anos de gestão da Atenção Básica no Brasil. Um dos destaques da publicação é a entrevista com o ex-ministro da saúde, José Gomes Temporão, que avalia os resultados do governo Lula, a divulgação dos resultados da pesquisa Saúde Bucal Brasil 2010, a avaliação de 10 anos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição e a análise da inserção da população negra aos serviços de saúde.

A matéria de capa traz informações sobre o crescimento das Estratégias Saúde da Família e de Agentes Comunitários de Saúde, dos programas e ações de Saúde Bucal, Alimentação e Nutrição e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família. No conjunto de matérias que compõem a edição 27, o leitor poderá acompanhar o quadro do desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na Atenção Básica, além da experiência exitosa de Maturéia/Paraíba, com a inclusão de nutricionistas nas equipes de Saúde da Família, e o encarte do agente comunitário de saúde, Saúde com a gente.
Para ler a revista clique aqui

DAB lança questionário e convoca municípios a participar de pesquisa de avaliação

O Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde (DAB/SAS/MS), publicou dia 19 de maio, um questionário para conhecer a situação da estrutura física da Rede de Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios brasileiros.
São oito questões que vão permitir ao DAB desenvolver o Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde em todo País. As perguntas são sobre o modelo de Atenção Básica utilizado (Saúde Família, Tradicional ou Misto), o tipo e metragem do imóvel (alugado ou próprio), acesso à internet, entre outras questões, a serem respondidas pelos gestores municipais e que fundamentarão o Programa.
É essencial que os gestores respondam essas questões para que o DAB/SAS/MS oriente o processo de Requalificação da Rede de Unidades Básicas de Saúde. O formulário está disponivel no site do DAB ou clique aqui e, de posse do CNPJ do Fundo Municipal de Saúde (FMS) e da senha utilizada para envio de propostas de construção de UBS (disponíveis no Fundo Nacional de Saúde – FNS – para acompanhamento) e inserir os dados solicitados sobre os estabelecimentos de saúde da Atenção Básica.
Quem não possui cadastro no FNS e tem interesse que as informações de seu município sejam contempladas no desenho da estratégia de financiamento da rede física de UBS deverá entrar em contato com o DAB para receber uma autorização, por e-mail, para criação de senha de acesso ao questionário.
Mas, atenção! Apenas Unidades Básicas de Saúde não móveis deverão responder a pesquisa.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Até 30 de junho, municípios devem regularizar cadastro de fundos de saúde

  
Medida cumpre informe apresentado na reunião Tripartite, de 28 de abril. Regularização é necessária para manter recebimento de recursos federais De acordo com informe apresentado na 3ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite, em 28 de abril deste ano, os municípios que recebem recursos na modalidade fundo a fundo do Ministério da Saúde, terão prazo de 60 (sessenta) dias a vencer em 30 de junho de 2011, para regularização do cadastro dos seus respectivos Fundos de Saúde perante a Receita Federal do Brasil, conforme Instrução Normativa RFB/1.005/2010 e Instrução Normativa RFB/1.143/2011.

Os municípios que não apresentam Fundo de Saúde regularizado junto a Receita estão, atualmente, impossibilitados de receber recursos do Bloco de Investimentos e de qualquer outra transferência na modalidade fundo a fundo que venha a ser adotada pelo Ministério da Saúde; e a partir de 30 de junho deixarão de receber também toda e qualquer transferência que seja atualmente destinada à cobertura das ações e serviços de saúde, conforme disposto no § único do artigo 4º da lei 8142, de 1990.

O Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) já estão acionando os municípios para apoiá-los no processo de regularização dos cadastros dos Fundos Municipais de Saúde.

A íntegra da Nota Técnica que embasa essa decisão encontra-se disponível no sítio do Fundo Nacional de Saúde (
www.fns.saude.gov.br).

terça-feira, 24 de maio de 2011

Fiquem de Olho!!!

   


   Aconteceu hoje a primeira reunião técnica para a implantação do Curso de Análises Clinicas na VI GERES, realizado pela ESPPE (Escola de Saúde Pública de Pernambuco).
Ficou acordado hoje que no próximo mês (junho) estará sendo divulgado um Edital de pré-inscrição para os alunos que se propõem a cursar. Análises Clínicas terá uma carga horária total de 1.440 horas entre teoria, prática e estágios. A proposta são de 2 turmas (dependendo da quantidade de alunos pré-inscritos). Todos os editais serão divulgados pelo site da SES e divulgado por nós.
   Esse curso é uma conquista da Regional que vem sendo buscado a um bom tempo. Como se trata de um Técnico e de longa duração esperamos que muitos se interessem pelo curso, já que a possibilidade de outro aqui em nossa região e gratuito será bem complicado.

Rede Materno Infantil VI GERES!

   O Governo do estado vem investindo na capacitação de profissionais da área de materno infantil, houve em 2010 formação continuada para os Médicos Obstetras em Pré-Natal de Alto Risco onde participaram profissionais dos municípios de : Buique, Inajá, Pedra, Petrolândia, Sertânia e Tacaratu, e agora em 2011 (junho) outros municípios já confirmaram a participação: Arcoverde, custódia, Tupanatinga e Venturosa, estamos aguardando o posicionamento de Jatobá e Manari.
   Sendo assim estamos formando profissionais de referência para melhorar a assistência as gestantes em toda regional!


domingo, 22 de maio de 2011

Secretário de Saúde discute metas para 2011


O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, reuniu, neste sábado (21/05) pela manhã, representantes de todas as secretarias-executivas da Secretaria Estadual de Saúde (SES), além da Ouvidoria, para a apresentação do que foi realizado pelo órgão entre 2008 e 2010. O momento também foi utilizado para informar as metas previstas para este ano.
“A saúde continuará sendo prioridade do Governo do Estado nesta gestão, com um grande volume de investimentos”, frisou Figueira, para ratificar a necessidade de ações que ampliem o alcance da saúde pública para todos os pernambucanos. O secretário ainda programou para julho uma nova reunião para traçar os objetivos para os anos posteriores da gestão.
“Esse foi um momento de reflexão técnica e política do que foi feito e do que pode ser melhorado na área da saúde”, pontuou a secretária-executiva de Coordenação Geral, Ana Paula Sóter. Entre os pontos destacados por Ana Paula, o aumento expressivo da aplicação de recursos na área da saúde, totalizando cerca de 17% da receita própria do Estado, quando o mínimo estabelecido é de 12%.
“Agora, buscamos a ampliação em 50% da nossa capacidade de captação de recursos com órgãos externos, como o Ministério da Saúde. Mas para isso, dependemos de todos os setores da SES para diagnosticar as possibilidades em suas áreas. Só com essa parceria efetiva teremos um time verdadeiramente constituído”, disse a secretária.
Durante todo o seminário, foram destacadas as ações para descentralização e regionalização da saúde, como o fortalecimento das Gerências Regionais de Saúde (Geres) e das atividades promovidas pela secretaria-executiva de Atenção à Saúde para ampliar e melhorar os serviços de atenção primária nos municípios. Nessa secretaria-executiva, um dos pontos apresentados foi o Programa Mãe Coruja, que conseguiu chegar aos 95 municípios prioritários para diminuição da mortalidade infantil e melhoria do período gestacional das mães pernambucanas.
Outras metas para 2011 são: digitalizar toda a documentação da SES, melhorar a infra-estrutura dos hospitais regionais, ampliar os leitos de obstetrícia e de neo-natologia, incentivar os servidores a continuar participando de congressos e seminários, entre outros. Pela Ouvidoria, haverá o lançamento de uma cartilha informando a população como utilizar o serviço. Também está sendo pensado em um material com os direitos dos cidadãos no Sistema Único de Saúde (SUS).

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Monitoramento Mãe Coruja!

 

  O Programa Mãe Coruja Pernambucana realiza reuniões de avaliação e acompanhamento todos os meses na sede da Regional a reunião do mês de Maio aconteceu hoje(20/05) , participam os técnicos dos cantos, os articuladores municipais e a Coordenação Regional. Na oportunidade são discutidos os indicadores de acompanhamento do programa, as metas, novas necessidades, também são discutidas propostas de capacitrações e tudo que possibilite o bom andamento do Mãe Coruja em nossos municípios. Estamos bucando aumentar o acompanhamento das crianças nascidas das mães coruja que foram acompanhadas durante toda a gestação. Para isso temos contado com o apóio das Equipes de Saúde da Família, que são nosso principal elo com a comunidade, os técnicos do Mãe Coruja têm visitado as Unidades de Saúde e já estamos vendo um aumento no acompanhamento, mas sabemos que poderemos fazer muito mais.


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Divulgação!

  

Sabemos que a campanha de vacinação contra a Influenza foi prorrogada!
Esperamos que com o prazo esticado um pouquinho (até 27/05) todos os municípios consigam atingir suas metas, até porque agora em junho já começa a campanha contra Pólio!

Seminário dicutirá Comunicação e Doenças Negligenciadas pela SES e Fundação Oswaldo Cruz

   Acontecerá dia 31 de maio no auditório da Fundação Oswaldo Cruz mais um debate que evidência a necessidade de trabalhar mais a fundo as doenças negligenciadas como Tracoma, Chagas, Tuberculose e outras. A programação está muito interessante. Os municípios devem estar participando. Veja a programação:

Programação
8h30 – Abertura
Ministério da Saúde
Secretaria de Saúde de Pernambuco
Secretaria de Saúde do Recife
Fiocruz PE
Exibição do vídeo: “Esquistossomose, quebrando o ciclo” – Icict/Fiocruz – SVS/MS – Fiocruz PE
9h15 - Mesa-Redonda: A importância da comunicação no enfrentamento das doenças negligenciadas
1)Inesita Soares de Araujo - Pesquisadora do Laboratório de Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz (Laces/ICICT/Fiocruz)
2)Tete Marques – Técnica do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA)
3)Arlindo Gomes – Superintendente do Canal Saúde/Fundação Oswaldo CruzCoordenação: Silvia Santos, jornalista, Fiocruz PE.
Coordenação: Silvia Santos, jornalista, Fiocruz PE
12h – Intervalo para o almoço
13h30 – Mesa-Redonda: A cobertura da mídia e as doenças negligenciadas
1)Umberto Trigueiros - Jornalista, diretor do Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/Fiocruz)
2)Veronica Almeida - Repórter especial do Jornal do Commercio
3) Jô Mazzarolo – Diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste
4) Cidoval Morais de Sousa - jornalista, coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Coordenação: Rita Vasconcelos, coordenadora da Ascom/Fiocruz PE
15h30 – Coffee break
15h45 – Mesa-Redonda: A comunicação e a gestão em saúde
1)Rosa Castália - Coordenadora de Doenças Negligenciadas da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS)
2)Eronildo Felisberto - Secretário Executivo de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES/PE)
3)Eduardo Freese – Diretor do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz (CPqAM/Fiocruz)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Atuação da CIES Regional!

Reuniu-se hoje no auditório da Regional a Comissão Integração Ensino Serviço (CIES) formada por representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Técnicos da Regional e também representantes de Instituições de Ensino e Movimentos Sociais.
Na pauta o início da estrutaração do Curso de Análises clínicas na regional e propostas de novos cursos, onde um projeto foi aprovado pela comissão e será apresentado a CIES Estadual no próximo dia 26 do corrente.

Pernambuco pioneiro!

   Neste dia 17 de maio em Garanhuns no Hotel Taváres Correia ,foram capacitados os técnicos da V e da VI Regional de saúde que trabalham nas Salas de Vacina de todos os municípios para utilizarem as novas Seringas com dispositivos de segurança.


   Pernambuco é o primeiro estado a comprar os insumos e a disponibilizar para a rede que trabalha a imunização. Nossa regional junto com Garanhuns foi contemplada com o treinamento e já estará trabalhando com as novas seringas. Segundo Bernadete Coordenadora Regional do PNI "O intuito dessas novas seringas édiminuir os acidentes de trabalho na rotina das salas de vacina".

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Regionalização 2011

   Aconteceu hoje no Auditório da VI Regional de Saúde a retomada das discussões sobre Regionalização!     
Em Janeiro de 2010 seguindo um cronograma para todo o Estado houve na AESA durante 4 dias uma mega oficina, onde todas as Linhas de Cuidado da Saúde foram discutidas e redefinidas, no entanto essa discussão tinha ficado ai, hoje foi retomada com a participação dos Secretários Municipais e técnicos da Regional , dos municípios e da SES. A apresentação foi conduzida por Zelma Pessoa (Superintendente de Regionalização da Saúde).
A Câmara Técnica do CGR ficou com a obrigação de discutir, organizar e apresentar o resultado na próxima reunião do Colegiado Regional que será no dia 08 de Junho. Novas possibilidades são visiveis, com maiores investimentos na nossa região, melhorando os serviços e consequentimente o atendimento a população.




12 de Maio Dia do Enfermeiro!

   Neste dia 12 maio foi comemorado o Dia do Enfermeiro! Estou atrasada com o PARABÈNS , mas nem por isso deixarei de homenagear TODOS os colegas de trabalho! Profissionais que se desdobram para honrar com o comprmisso assumido: CUIDAR!
   E relembrando o nome da turma que me formei em 2002 somos:
 "GENTE QUE CUIDA DE GENTE"
PARABÉNS!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

29ª Reunião do CGR

    Já no dia 11 foi dia de CGR (Colegiado de Gestão Regional) formado pelos Secretários Municipais de Saúde. Na pauta a apresentação da nova Secretária de Saúde de Ibimirim - Cristiane RamosSantos Damaso, (seja bem vinda!!!!), Tuberculose no Estado e na População Privada de Liberdadde (por Drª Beth/SES), Apresentação do Programa Minha Certidão, que consiste no Registro Cívil das Crianças ainda na maternidade , realizada por um sistema on-line interligando maternidade-cartório(Raquel Neposiano), Apresentação da oficina sobre a portaria 134 - Que regulamenta a carga horária e vínculos dos profissionais de saúde do Brasil (Virgínea Feitosa)






Seminário estadual de incentivo ao Consumo de Frutas, Legumes e Verduras

No dia 10 aconteceu no auditório da SES-Bongi e em Itamaracá no dia 11 o Seminário estadual de incentivo ao Consumo de Frutas, Legumes e Verduras,onde participaram representantes da SUASAN( Superintendência das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional- PE), CGAN/MS (Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde), INCA (Instituto Nacional do Câncer), APEVISA (Agência Perambucana de vigilãncia Sanitária), todos como palestrantes, a abertura foi feita por TerezaCampos e na platéia, Nutricionistas e Coordenadores Técnicos de Saúde das Regionais assim como outros convidados.
A VI GERES esteve presente com Luciana Galindo e Raquel Neposiano.



Reunião da REDE NUTES com os Gerentes Regionais de Saúde

   Aconteceu no dia 10 de maio na UFPE a apresentação da Rede NUTES aos Gerentes Regionais, no intuito de apresentar toda a pontecialidade desse sistema junto as Regionais e aos municípios.
  O NUTES (Núcleos de elessaúde de Pernambuco) é uma parceria da TELESSAUDE/ MS com o Hospital das Clínicas, onde disponibiliza webconferências e biblioteca para o fortalecimento da Atenção Primária. Os municípios integrantes receberam computador e todos os equipamentos necessários para a utilização do serviço, disponibilizando o espaço e a internet. Hoje em nossa regional temos 08 municípios que foram contemplados com essa preciosa ferramenta de estudos: Arcoverde, Custódia, Ibimirim, Jatobá, Pedra, Petrolândia, Sertânia e Venturosa.
   Dia 05 de JULHO teremos o Encontro Regional do NUTES, é aberto e todos podem participar, porém o strabalhos poderão se apresentados pelas equipes que fazem parte dos pontos. Lembrando que outros profissionais podem ser cadastrados e ter acesso a muitas ferramentas do da Rede NUTES fora da Unidade de Saúde onde há o equipamento.
Logicamente que nosso Gerente foi convidado, mas como não pôde participar, foi representado pela Coordenadora Técnica (Raquel Neposiano). Link para o boletin da REDE NUTES:
Para acessar o Boletim clique no link abaixo:



domingo, 8 de maio de 2011

Atenção Primária e Mãe Coruja comemoram o DIA das MÂES!

   Os Círculos de Cultura que é a parte da Secretária de Educação no Programa Mãe Coruja comemorou na quinta-feira (05/05) o Dia das Mães com as alunas do Círculo e a Equipe do Saúde da Família de Arcoverde a comemoração foi no CAIC, sede da Equipe do PSF. A comemoração teve sorteio de brindes, apresentação de vídeo e um lanche!


Fórum de Mobilização para Enfrentamento das Doenças Negligenciadas

     Sexta (06/05) aconteceu o Fórum de Mobilização para Enfrentamento das Doenças Negligenciadas no Centro de Convenções da UFPE, onde durante a solenidade de abertura o Ministro da Saúde Alexandre Padilha o Governador do Estado Eduardo Campos e outras autoridades da saúde assinaram termos de compromisso, que visam o desenvolvimento de nosso estado.  Ainda em seu discurso de abertura o Ministro da Saúde falou sobre a importância da investigação e discussão dos óbitos de crianças menores de 1 ano para o enfrentamento desse grave problema, parabenizou o PROGRAMA MÃE CORUJA e falou também sobre a REDE CEGONHA " onde Pernambuco é o primeiro estado a assinar um TERMO DE COMPROMISSO para a implantação da Estratégia da Rede Cegonha em conjunto com o Mãe Coruja.
    Nesse fórum foram apresentados indicadores do estado referentes a Hanseníase, Tuberculose, Tracoma, Chagas e outras doenças, a apartir desse fórum serão discutidas as formas de enfrentar as doenças consideradas esquecidas!
Segundo o Governador Eduardo Campos " esse Fórum possibilita " o encontro do Brasil oficial com o Brasil real"
Como não poderia deixar de ser a VI GERES esteve presente, contando com a presença do Gerente  Regional (Dr.Alécio Galindo), a Coordenação Técnica (Raquel Neposiano) a Coordenadora de Vigilância em Saúde (Bernadete), o Coordenador da Atenção Básica, assim como outros técnicos.
 Também contamos com representantes dos municípios de Arcoverde, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga e Venturosa.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

1ª Reunião da Nova Gestão da VI GERES

      Aconteceu ontem dia 04 de maio no auditório da Sede Regional a primeira Reunião do Gerente Regional em sua nova gestão com os Coordenadores de cada setor , foram discutidos as novas diretrizes do Estado e o papel que a GERES deve exercer enquanto extensão da SES.
     Como disse o próprio Dr Alécio, é o mesmo Gerente, mas o trabalho será diferente!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Escola de Saúde Pública de PE abre Seleção para Curso.

A Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) abre pré-inscrições para o Curso Técnico em Citopatologia, que faz parte do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (PROFAPS) do Ministério Da Saúde (PORTARIA 3.189/09) em parceria com o LACEN/PE. Será realizada uma turma, como projeto piloto, para candidatos de todo o Estado de Pernambuco, composta por 30 vagas.
A seleção será realizada por meio de avaliação curricular. Após preencher a ficha de Inscrição com seus dados e histórico, o candidato deve salvar o arquivo com o seu nome e enviá-lo, exclusivamente por correio eletrônico, e-mail citopatologia.esppe@gmail.com, no período de 1º a 30 de maio de 2011. Os candidatos receberão, também por e-mail, a confirmação da sua inscrição.
As aulas têm duração de 18 meses efetivos e são voltadas para profissionais que tenham concluído o ensino médio e que atuem na rede de laboratório de Saúde Pública de Pernambuco. Não poderão se inscrever os trabalhadores/servidores que tenham concluído qualquer curso de nível técnico pela ESPPE ou que possuam formação equivalente ou superior, uma vez que a proposta do curso é de qualificar os profissionais de saúde que ainda não possuem formação técnica.
Para demais esclarecimentos, o candidato poderá ligar para a ESPPE no número (81) 3181-6592 ou 3181-6014.